sábado, 30 de outubro de 2010

Amanhã, vote também no Prêmio Congresso Em Foco e ajude a aprimorar a Democracia!


Do Site Congresso em Foco:







O Prêmio Congresso em Foco é uma reação ao lugar comum de que "todos os políticos são iguais" e que nenhum deles é digno da confiança dos cidadãos. A intenção do prêmio é dar visibilidade aos deputados e senadores que se destacam positivamente. Aqueles que, na ótica dos jornalistas e dos leitores do site, merecem distinção por orientarem sua atividade no sentido dos interesses da sociedade. O prêmio, um convite à análise do desempenho individual dos representantes eleitos, é um esforço para alcançar ao mesmo tempo vários objetivos:

- Reconhecer o trabalho dos deputados federais e senadores que se destacam no cumprimento de suas obrigações.


- Valorizar os bons exemplos, de modo a incentivar os parlamentares federais a desempenharem o papel que deles se espera, e, ao mesmo tempo, sinalizar ao eleitorado que melhorar a qualidade da nossa representação política é possível.


- Estimular a população a analisar o desempenho individual dos representantes eleitos, propiciando a participação política dos cidadãos na definição dos congressistas a serem agraciados.


- Contribuir para formar eleitores mais conscientes, capazes tanto de ver o Congresso e a política com maior acuidade quanto de exercer integralmente a cidadania.


- Difundir o conceito democrático de que os direitos e deveres dos eleitores vão além do simples ato de votar, a cada eleição, e devem necessariamente incluir o acompanhamento ativo, permanente e consciente da atuação dos representantes eleitos.


- Enfrentar mitos que afastam vários brasileiros da vida política, como as idéias de que todos políticos são iguais ou de que uma representação legislativa trabalhando em favor da população é sempre impossível, noções aliás muitas vezes usadas para justificar teses autoritárias (como o fechamento do Congresso) ou cínicas (tipo “já que liberou geral, locupletemo-nos todos”).

Calendário:


1 a 3 de setembro - primeira etapa de votação - jornalistas que cobrem o Congresso Nacional escolhem os 25 deputados federais e dez senadores que, no seu entender, melhor representaram a população no Parlamento neste ano. Também fazem a pré-seleção dos parlamentares que mais se destacaram nas seguintes áreas: defesa da democracia, combate à corrupção, defesa da educação, promoção da saúde, defesa do meio ambiente e aqueles responsáveis pela melhor iniciativa do Congresso em 2010.


6 de setembro a 31 de outubro - etapa decisiva, com a votação na internet - os resultados parciais poderão ser acompanhados por meio de boletins divulgados periodicamente ao longo do processo de votação.


22 de novembro - evento de premiação, em Brasília.


Participe dessa ação democrática, faça sua parte e contribua para aprimorar a democracia, ajudando assim, a fazer do Brasil um país melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário