domingo, 31 de outubro de 2010

Tudo muda na Boca de Urna!

Por Tiago Monteiro Tavares:
Hoje será o famoso dia "D" no Brasil. Estamos a pouco mais de 10 horas de conhecer o novo Presidente, a pessoa que estará à frente do governo em época de evidência do país, consolidando-o entre os 10 maiores e mais relevantes países do Mundo e, culminando na Copa do Mundo de 2014. Expectativas e especulações à parte, fato evidente e perigoso consiste nos últimos resultados das Pesquisa de Intenção de Votos para o cargo mais importante da nação, a manipulação de resultados através da "muito subjetiva" margem de erro.

Ibope e Datafolha dão respectivamente, 52% X 40% e 51% X 41% favoráveis à Dilma Rousseff. O Instituto Sensus aponta Dilma com 50,3% X Serra com 37,6%. Vejamos: 12%; 10% e 13% de vantagem a Dilma, média de 11,66 %. (Votos no Geral, considerando brancos, nulos e abstenções).

O fato explica-se na "manobra" utilizada pelos Institutos, a margem de erro das pesquisas. Essa margem representa uma espécie de "carta nas mangas" dos Institutos de Pesquisas, pois podem ser facilmente trabalhada pelos pesquisadores. Para que não possa haver um erro geral, as pesquisas de boca de urna de hoje deverão sinalizar uma margem diferente, Dilma 52% e Serra 48%, ou algo entorno disso. Assim, independente do resultado real, os Institutos se resguardam, pois a diferença é explicada pela margem de erro.

Essa manipulação é perigosa e representa um atentado a Democracia, pois é incompatível com o Estado Democrático de Direito. Estamos diante de um grande circo, independente de quem vença as eleições, pois a manobra dos Institutos dar-se-ia com Dilma ou Serra liderando as pesquisas. TUDO MUDA NA BOCA DE URNA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário