terça-feira, 14 de setembro de 2010

O degradante cenário eleitoral

Por Tiago Monteiro Tavares, informações do Portal G1:

O cenário eleitoral anteriormente previsto de uma campanha quente e cheia de denúncias e provocações parece estar claro e definido. Por todo país ataques pessoais já marcam as campanhas eleitorais de forma a gerar certos atritos perigosos, principalmente os que podem gerar conflitos democráticos. Após uma semana de denúncias de quebra de sigilo fiscal e de corrupção na Casa Civil, o Presidente Lula deu uma grande demonstração desse risco, ao discursar em Joenvile-SC, na noite de ontem.


Sabendo da vantagem do candidato Raimundo Colombo (DEM) ao Governo do Estado, Lula disse: "Eu não quero crer que esse povo extraordinário de Santa Catarina vá pensar em colocar no governo alguém de um partido que alimenta ódio, que entrou na Justiça para acabar com o ProUni [programa federal de concessão de bolsas universitárias], como o DEM entrou".


Embalado, o Presidente continuou: "Quando Luiz Henrique foi eleito pensei que ele ia mudar, mas ele trouxe de volta o DEM, que nós precisamos extirpar da política brasileira". Em referência a Jorge e Paulo Bornhausen, lideranças do DEM e de Santa Catarina, Lula também disparou: "Nós já aprendemos demais e sabemos que os Bornhausen não podem vir disfarçados de carneiros, porque já sabemos quem são os Bornhausen, já conhecemos as histórias deles".


O ataque ao que chamou de "direita raivosa" foi inevitável, ao tentar justificar o episódio do Mensalão, aproveitando, claro, para se comparar a Getúlio Vargas, lembrando que foi a "direita raivosa" que levou Getúlio a dar um tiro no coração e que essa direita articulou o mensalão contra ele e o PT.


O Presidente parece ter se irritado com as últimas denúncias de corrupção no seu Governo, principalmente envolvendo a Casa Civil e a Receita Federal. Lula utilizou-se de uma expressão que marcou as investidas de Hitler na Alemanha: "EXTIRPAR", ao dizer que o DEM deve ser extirpardo da política brasileira. Essa atitude do Presidente gerou ainda mais discórdia para o pleito eleitoral.


É muito degradante ver a política e as campanhas em plena guerra eleitoral. Infelizmente o sistema político em vigor gera certas distorções que precisam ser corrigididas. Um legislação mais rigoroza precisa ter "controle" sobre as campanhas. Assim, essas pecuínhas podem ser "extirpadas" da política brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário