Por Tiago Monteiro Tavares, informações Agência Câmara:
Está em tramitação na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei Nº 7746/2010, de autoria do deputado Ronaldo Caiado (DEM/GO), que inclui no currículo obrigatório do ensino médio brasileiro disciplina com noções técnicas básicas, não partidárias, de ciência política.
A proposta altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei 9.394/96), que hoje estabelece a oferta obrigatória, no ensino médio, de Português, de Matemática, do "conhecimento do mundo físico e natural" e da "realidade social e política", especialmente do Brasil, além de Artes, Educação Física, uma língua estrangeira, Filosofia e Sociologia.
Segundo a justificação do Projeto, as disciplinas de Filosofia e Sociologia foram incluídas na LDB pela Lei 11.684/2008, porém não abarcam algumas noções imprescindíveis para a compreensão da realidade política brasileira presentes na área de estudos da Ciência Política.
O objetivo do Projeto é agir no sentido do aperfeiçoamento do sistema democrático brasileiro.
Segundo o autor, muitos eleitores, votam atualmente sem saber a atribuição dos cargos políticos. "Muitos brasileiros acreditam que tudo o que acontece no Brasil é fruto do trabalho de uma única figura política: o presidente. É importante que o brasileiro saiba quais são as atribuições de um governador ou de um deputado federal", critica.
Esse Blog já publicou post sobre um projeto chamado “Política na Escola”, um projeto interessante vinculado ao Instituto de Ciência Política (IPOL) da Universidade de Brasília, implementado pelos alunos de graduação em Ciência Política, que demonstra na prática essa iniciativa de estímulo a participação política, ressaltada pelo projeto do deputado Caiado. Os conceitos políticos transmitidos aos estudantes vão desde a própria noção de política, passando por questões como participação, representação, voto e democracia.
A iniciativa é de um mérito extremo, pois educa e aproxima as crianças a pensar na política como meio de resolver os problemas sociais e regular a vida em sociedade e não como um meio de promoção de pessoas ou idéias, como grande parte dos adultos vêem a política.
Assim, uma das lutas desse bloggeiro como cientista político é estimular a participação e a interação da sociedade com o Estado, mostrar a importância da política na vida cotidiana das pessoas. Dessa maneira, quero convidar você a ajudar a divulgar essa iniciativa do deputado Ronaldo Caiado, pois acima de interesses partidários, seu projeto é de grande valia para a sociedade brasileira!
A proposta altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei 9.394/96), que hoje estabelece a oferta obrigatória, no ensino médio, de Português, de Matemática, do "conhecimento do mundo físico e natural" e da "realidade social e política", especialmente do Brasil, além de Artes, Educação Física, uma língua estrangeira, Filosofia e Sociologia.
Segundo a justificação do Projeto, as disciplinas de Filosofia e Sociologia foram incluídas na LDB pela Lei 11.684/2008, porém não abarcam algumas noções imprescindíveis para a compreensão da realidade política brasileira presentes na área de estudos da Ciência Política.
O objetivo do Projeto é agir no sentido do aperfeiçoamento do sistema democrático brasileiro.
Segundo o autor, muitos eleitores, votam atualmente sem saber a atribuição dos cargos políticos. "Muitos brasileiros acreditam que tudo o que acontece no Brasil é fruto do trabalho de uma única figura política: o presidente. É importante que o brasileiro saiba quais são as atribuições de um governador ou de um deputado federal", critica.
Esse Blog já publicou post sobre um projeto chamado “Política na Escola”, um projeto interessante vinculado ao Instituto de Ciência Política (IPOL) da Universidade de Brasília, implementado pelos alunos de graduação em Ciência Política, que demonstra na prática essa iniciativa de estímulo a participação política, ressaltada pelo projeto do deputado Caiado. Os conceitos políticos transmitidos aos estudantes vão desde a própria noção de política, passando por questões como participação, representação, voto e democracia.
A iniciativa é de um mérito extremo, pois educa e aproxima as crianças a pensar na política como meio de resolver os problemas sociais e regular a vida em sociedade e não como um meio de promoção de pessoas ou idéias, como grande parte dos adultos vêem a política.
Assim, uma das lutas desse bloggeiro como cientista político é estimular a participação e a interação da sociedade com o Estado, mostrar a importância da política na vida cotidiana das pessoas. Dessa maneira, quero convidar você a ajudar a divulgar essa iniciativa do deputado Ronaldo Caiado, pois acima de interesses partidários, seu projeto é de grande valia para a sociedade brasileira!
É uma proposta de suma importância.
ResponderExcluirOs conteúdos curriculares devem abordar assuntos de interesses sociais. Esses conteúdos devem envolver questões da vida cotidiana, permitindo aos alunos construir conhecimentos e habilidades de várias ordens. Devem permitir sua capacidade de argumentação, de questionamento, de crítica e sua capacidade de formular propostas de solução para problemas detectados. O currículo deve envolver diferentes campos da cultura, garantindo aos estudantes capacidades de lidar com a diferença, valorizando e respeitando a cultura do outro, condição necessária para uma sociedade democrática.