Ótimo artigo publicado no Ex-Blog de César Maia:
1. (Folha SP, 15) "Para 49% a petista vencerá, contra 25% que apostam no êxito de José Serra (PSDB). Há 20 dias, 41% achavam que Dilma se elegeria, contra 30% que apontavam Serra. Dilma tem 41% das intenções de voto e Serra 33%. "
2. Este Ex-Blog já comentou o processo pelo qual a intenção de voto se transforma em decisão de voto. Lembrou o "jogo da coordenação", expressão técnica que indica o quanto as pessoas em seus lugares de convivência tratam do processo eleitoral em suas conversas e tomam as suas decisões a partir dessas interações. E a importância dos 'opinion makers' locais, muito mais que os ditos formadores de opinião, que já não importam tanto.
3. A campanha de quem está no governo tem a vantagem de uma mobilização automática dos que tem interesse em que a situação permaneça a mesma. Nesse sentido, o direito à reeleição é uma espécie de mandato de oito anos com 'recall' em quatro. Em geral, só perde quem vai muito mal. Mas, claro, há exceções. Assim, o desafio da oposição, numa situação em que enfrenta um governo razoavelmente ou bem avaliado, é como mobilizar as pessoas.
4. A TV já ajudou muito, mas anos atrás. Hoje, cumpre mais um papel de informação que de mobilização e emocionalização. Mas a informação diferenciadora pode ser um elemento mobilizador, desde que leve o eleitor a uma reação de "não sabia", "é, realmente"...
5. A maneira de medir a mobilização ou o 'jogo de coordenação' é comparar nas pesquisas a intenção de voto com a pergunta sobre quem o eleitor acha que vai ganhar. E acompanhar a série para medir a tendência. Nesse sentido, a campanha de Dilma -seja pela mobilização espontânea de quem quer ficar no poder ou próximo dele, ou pela mobilização dada na participação/popularidade de Lula- está impulsionando muito mais que a de Serra o 'jogo de coordenação'. É isso o que querem dizer os dados colocados no item 1 desta nota. E indicam que a reversão desse quadro passa por métodos que gerem estímulos no 'jogo de coordenação' na direção de Serra.
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