quinta-feira, 19 de agosto de 2010

A falta de política e o excesso de demagogia, o retrato do sistema político brasileiro

Análise minha:

O debate político no Brasil acabou. Últimamente só temos mesmo é um grande e perigoso acordão partidário, que se recusa ao debate político, prendendo-se irrestritamente a guerra de alianças partidárias.

Não vemos as campanhas nacionais e regionais debatendo modelos ideológicos ou mesmo comparando modelos de gestão. Fala-se o que o povo quer ouvir, abusa-se de alianças escusas para assegurar espaço político aos partidos, tudo alimentado com muito dinheiro, que se não é público é um "investimento" privado com vistas a abocanhar uma fatia do orçamento da União, dos Estados e Municípios com projetos e polítcas eleitoreiras.

Uma vergonha!Essa é a realidade da democracia brasileira. Como dizer que ela está consolidada? Não podemos acreditar que o nosso sistema político está bem. Não podemos dizer que o estado decmocrático de direito não corre mais risco no Brasil.

Vemos uma anomalia gerando outra, o que era pra ser um marco na história política do Brasil, a Lei da Ficha Limpa, se transforma aos poucos em mais uma aberração do nosso sistema político. Passa-se em cima da lei escrita, da Constituição Cidadã, que tanta esperança trouxe à democracia do país, em nome de uma ética maquiada e fajuta. Tudo para dizer ao eleitor que estão fazendo alguma coisa. Isso é demagogia! É opressão das classes menos favorecidas. É um deboche em que a sociedade brasileira está sendo submetida.

Não poderemos mudar essa realidade com um espírito de que não há solução, de que um dia o sistema muda ou ainda de que tem de ser assim. Precisamos de mobilização social e espontânea, só viável com a politização da sociedade e do debate político.

2 comentários:

  1. Tiago,

    Gostei de sua análise sobre o modelo político brasileiro, mas não entendi uma coisa: Você é contra a Lei da Ficha Limpa?? Me explique isso, por favor.

    ResponderExcluir
  2. Prezada Ludmila,

    Ao cumprimentá-la e agradecê-lá por sua contribuição, informo que escrevi um artigo intitulado: "A distorção da Lei popular que não atende ao seu objetivo", para melhor explicar meu posicionamento quanto a Lei da Ficha Limpa.

    Muito Obrigado!

    Abraço

    ResponderExcluir