quinta-feira, 5 de agosto de 2010

1° Debate com os Presidenciáveis acontece hoje na BAND

Extraído do Site da TV Bandeirantes, grifos meu:

A TV Bandeirantes transmitirá hoje o primeiro debate entre os principais candidatos à Presidência da República.
Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) estarão frente a frente para responder e fazer perguntas ao longo dos cinco blocos do debate, que terá início às 22:00 hs. e duração prevista de duas horas.

Uma das principais novidades desta edição é que a primeira pergunta do debate será sobre o tema que mais preocupa os internautas do eBand. Ela será respondida pelos candidatos por ordem de sorteio.

Formato:
Na primeira etapa do debate, a pergunta terá no máximo um minuto e as respostas, dois minutos. Em seguida, candidato pergunta para candidato: as perguntas serão de 30 segundos e respostas, de dois minutos. Os candidatos terão ainda direito a réplica, de um minuto, e tréplica também com um minuto.

No segundo e no terceiro blocos, a regra é a mesma: a primeira questão será feita pela produção da Band e, depois, os candidatos fazem perguntas uns para os outros.

Na quarta parte, jornalistas da emissora farão questões aos participantes, indicando quem comentará a resposta. As questões terão 30 segundos; as respostas, dois minutos e os comentários, um minuto. Haverá ainda réplica de um minuto, e vale observar que todos os candidatos serão perguntados e comentarão.

No último bloco, os candidatos terão dois minutos e meio para fazer as suas considerações finais, seguindo a ordem inversa do primeiro bloco.

A repercusão e o impacto de um debate político não gera uma repercusão muito extensa, cerca de 48 horas após o término do mesmo. O que gera sim uma repercusão mais relevante é a divulgação, massificação e avaliação feita por cada órgão de imprensa, fato que possui efeito "multiplicador". Dessa forma, comungo com a avaliação feita pela ex-Prefeito do Rio, Cézar Maia, em análise publicada hoje em seu blog: "a candidata líder nas pesquisas irá ao debate para "tocar realejo", expressão usada na política para discurso de político que quer apenas cumprir agenda e não produzir espuma. O candidato da oposição vai procurar mostrar sua maior capacidade e experiência e criar insegurança quanto ao futuro com ela. A candidata neutra e amazônica tem uma grande chance de ser o destaque no dia seguinte. Esse é o desejo implícito da imprensa: animar a campanha, descobrindo um tercius.

Apesar do fato de o candidato Plínio de Arruda Sampaio ter sido convidado, o debate deve mesmo ficar entre os três primeiros nomes.

Um comentário:

  1. Cara, ninguém esperava, mas o Plínio detonou no debate. Estou ouvindo agora a Roseann Kennedy na CBN falando sobre isso. Marina acabou sendo prejudicada.

    ResponderExcluir