A deputada afirma que, segundo pesquisa realizada pelo Inesc, a composição do Parlamento não reflete a diversidade dos grupos sociais que compõem a sociedade brasileira. “A realização do seminário é oportuna e conveniente, eis que o tema das ações afirmativas e da inclusão de minorias em diversos segmentos de nossa sociedade está em debate em diferentes fóruns no Brasil”, diz a deputada.
A audiência será realizada no plenário 3. Pela manhã, das 9 horas ao meio-dia, o seminário vai discutir como os partidos políticos tratam o tema da representação e o que pensam sobre ações afirmativas para modificar a situação existente. À tarde, haverá debate com representantes da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), da Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB) e da Articulação de Mulheres Negras Brasileiras.
Estimular o debate sobre a representação política e temas que dela são gerados, como a subrepresentação de grupos da sociedade, a subrepresentação de alguns Estados, as deficiências do nosso federalismo detre inúmeas questões relacionadas a forma como se dá a representação política consiste em um grandiosa e meritosa iniciativa. É através desses debates que teremos a oportunidade de "ajustar" as incorreções presentes no nosso sistema político corrigindo as distorções que afastam a cada dia a sociedade da política e dos meios de representatividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário