O Conselho de Ética e decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados realiza hoje o 2º Forum Nacional de Ética e Cidadania na Sociedade Brasileira. A eleição de outubro é o tema dos debates neste ano. Serão discutidas as normas do processo eleitoral brasileiro, o financiamento de campanhas, a fiscalização e o papel da mídia nas eleições.
Participarão do evento representantes do Tribunal Superior Eleitoral, do Ministério Público, de partidos políticos, do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic); da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale), além de professores e jornalistas.
Desde o ano passado, o Conselho de Ética desenvolve ações interinstitucionais com o objetivo de ampliar o debate sobre ética e estimular o compromisso com o exercício pleno da cidadania,. Em 2009, durante o 1º Fórum foi lançado o programa "O Peixe e a Arte de Pescar".
As ações do programa são desenvolvidas por uma rede de cooperação entre diversas instituições que sugerem iniciativas, discutem propostas e compartilham experiências sobre ética e cidadania. Trata-se, portanto, de estabelecer ligações entre as ações já existentes para difundi-las e estimular a implantação de novas ações", explica o deputado Paulo Piau (PMDB-MG), coordenador do programa.
O presidente do Conselho, deputado José Carlos Araújo (PDT-BA), explica que o objetivo principal neste ano é discutir a transparência do processo eleitoral. Ele afirmou que, há cinco meses das eleições, é preciso avaliar ações para assegurar princípios éticos em todo o processo eleitoral.
Durante o evento, será lançada a cartilha "Ética e Cidadania nas Eleições 2010". O forum está sendo realizado desde as 9 horas no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados.
Realizar e estimular o debate sobre a ética e a cidadania consiste em grande e meritosa iniciativa. A reforma do Estado e das instituições democráticas necessitam ser embasadas pela pauta da ética e da cidadânia, resgatando a atenção da sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário