segunda-feira, 8 de março de 2010

Homenagem ao Dia Internacional da Mulher


Retirado do Ex-Blog do César Maia.

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

A partir deste trágico episódio comemora-se no dia 8 de março o Dia Internacional da Mulher, data em que o planeta presta homenagem a coragem e ao heroísmo presentes em todas as mulheres. Hoje o papel da mulher na sociedade já é bem mais "igualitário" comparando-se ao papel exercído pelo homem desde os primórdios da humanidade.

A inserção da mulher na política, no mercado de trabalho, a igualdade salarial e mesmo os hábitos mais simples do cotidiano já não são vistos como prioridade dos homens, aliás, em muitas situações a superioridade é feminina.


Carlota Pereira de Queiroz,médica, pedagoga e política, foi a primeira mulher a eleger-se deputada federal no Brasil, em 1934, abrindo caminho para que diversas outras mulheres de coragem pudessem ascender à política. Prova de que a mulher conquistou se espaço nas arenas decisórias é a candidatura de Dilma Rousseff a presidência da República, haja visto a real possibilidade de se tornar a primeira mulher a ser Presidente do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário