sexta-feira, 21 de junho de 2013


Encontro de peso

 

Foto: Reprodução

Após a insatisfação das deputadas Celina Leão e Eliana Pedrosa com o PSD, expressa em carta de protesto à direção nacional do partido, Eliana recebeu na tarde de quarta (19) uma visita surpresa de Gilberto Kassab e Rogério Rosso, presidentes nacional e regional da legenda. Conversaram sobre o espaço interno de Eliana no PSD, que não deve deixar o partido no momento, diferente de Celina. Kassab teria afirmado a Eliana que, se o PSD tiver candidato próprio ao GDF, será ela. O ex-governador Rogério Rosso pontuou o encontro: “Eliana é muito querida, não temos problemas, seguiremos juntos”.  Eliana também se reuniu nesta semana com lideranças do PSDB, o interventor no DF, Eduardo Jorge, e o líder do partido no Senado, Aluízio Nunes, que pretendem levá-la para o partido. 
 

Encontro de peso II


Foto: Divulgação

A ex-deputada Maninha (PSol), o senador Rodrigo Rollemberg (PSB) e a distrital Liliane Roriz (PSD) fizeram uma visita relâmpago ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), na tarde de ontem (20). O trio foi recebido pelo peemedebista, que decidiu apoiar a realização da Confederação Parlamentar das Américas, coordenada por eles, que deve atrair lideranças internacionais para Brasília no mês de outubro. Apesar da seriedade do tema, a diversidade na coloração partidária dos coordenadores do evento não passou em branco. “É bom vermos que quando o objetivo é um só podemos estar unidos com a maior tranquilidade”, deixou no ar a herdeira do ex-governador Joaquim Roriz.
 

Ministro substituto


O advogado Admar Gonzaga assume como ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral na terça-feira (25), em cerimônia simples no gabinete da presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia. Com isso, deverá atuar com frequência nos julgamentos do Tribunal, uma vez que o ministro Henrique Neves com frequência está impedido de votar, devido a atuação como advogado de seu irmão, Fernando Neves, muito requisitado no meio político. É o que acontece no caso do ex-governador Roriz. 
 

Operação calçada


O administrador de Brasília, Messias de Souza (PCdoB), fez uma determinação rígida à sua equipe de obras, a operação calçada, com ênfase na avenida W3, Setor Comercial e toda área central do Plano Piloto. Em parceria com a Novacap e Secretaria de Obras, a recuperação das calçadas começou pelas imediações do Teatro Nacional e deve ser concluída no final do ano. Uma fonte revelou que Messias vai abrir a demanda das calçadas para moradores, síndicos e empresários dessas áreas.
 

Encontro dos Legisladores da RIDE


Teve início ontem (20) o 1º Encontro dos Legisladores da Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno (RIDE). A reunião aconteceu no auditório da CLDF e contou com a participação de vereadores dos municípios da RIDE, deputados distritais e federais que formam a bacada do DF, Goiás e Minas na Câmara dos Deputados. O grande objetivo é a construção de uma relação mais sólida e próxima entre esses parlamentares, visando dar continuidade a ações conjuntas que consolidem o desenvolvimento da região. 

A ESCOLA do Legislativo do DF (E-Legis) preparou uma série de cursos para os vereadores e deputados. O presidente da CLDF, Wasny de Roure (PT), se reuniu com a ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann e com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, para formatarem o PAC do Entorno e a entrega de equipamentos agrícolas, devido ao grande potencial da área. O novo PAC passará a ser debatido com todos os legisladores. A rede de conveniência do BRB e a expansão de agências para os municípios também foi acertado.
 

Bem cotado


Foto: Roberval Eduão

Com o retorno do secretário de Justiça Alírio Neto (PEN) para CLDF, que deve acontecer em agosto, para unir a base de apoio ao GDF, entra em debate o nome do seu sucessor na secretaria de Justiça. Um dos nomes bem cotado para assumir o cargo é o do suplente de deputado federal e diretor-geral do Procon-DF, Tody Moreno, um dos nomes de confiança de Alírio, mas Tody negou que tenha recebido o convite ou mesmo tenha sido sondado para o cargo, como garante uma fonte palaciana. 

A VOLTA de Alírio à CLDF também tira a deputada Luzia de Paula (PEN), suplente de Alírio, do cargo. Como Luzia tem sido fiel ao governo, seu nome também é um dos aguardados para assumir uma secretaria no GDF, com a reforma esperada no 2º semestre.
 

3 dias de votações


A CLDF terá apenas três dias para votar uma extensa pauta de projetos de interesse da população e do governo. Trata-se de mais de 60 vetos do governador Agnelo, diversos projetos do executivo como a LDO, além dos projetos de iniciativa dos próprios distritais, se é que eles querem vê-los aprovados. Para tanto, terão de fazer um esforço concentrado para garantirem o quórum no Plenário  na terça, quarta e quinta-feira que vem, ou passarão a madrugada para entrarem de recesso, pois a alternativa das “férias” não acontecer não existe!
 

Mãos ao alto

 

Não adianta sediar uma Copa do Mundo e Copa das Confederações bem organizada e cara, se continuarmos com a imagem de que este é o país do assalto, em todos os sentidos. A constatação de que jogadores da seleção espanhola foram furtados dentro de seus apartamentos no hotel em Recife é mais uma dessas imagens que chega lá fora.  Nem a mulher do nosso goleiro Júlio Cesar, atriz Susana Werner, escapou! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário