quarta-feira, 5 de junho de 2013


Desprezando o presente

 
 Foto: Roberval Eduão

Na divulgação dos festejos do aniversário de Brazlândia, a Administração Regional simplesmente ignorou o fato do evento ter sido organizado pela CLDF, em homenagem à cidade. Coincidência ou não, o ato é de autoria da oposicionista Liliane Roriz (PSD), uma das mais duras adversárias do governo na Casa. Além do mais, a região é administrada pelo ex-secretário particular do governador, Bolívar Rocha (foto), um dos nomes de maior influência no governo local. “Não quero acreditar que isso seja boicote, mesmo porque apesar de eu ser a proponente, é a Câmara Legislativa, um poder constituído, que estará oficialmente comemorando o aniversário da cidade”, esbravejou a distrital. Com a palavra, o administrador regional, candidatíssimo a uma vaga na CLDF. 

Emendando a Lei Orgânica


Foi convocada para hoje uma reunião extraordinária da Comissão Especial de análise de Emendas à Lei Orgânica do DF. Em pauta, oito projetos que promovem mudanças significativas, se aprovados. Apenas um possui parecer pela rejeição, dado pela relatora Arlete Sampaio, líder do governo. O PELO 38/09, que não permite que a CLDF interrompa a sessão legislativa, no final do ano, sem que aprove a LDO, LOA e as contas do GDF no exercício.  Entre os que devem ser aprovados estão os que garantem  assistência jurídica aos servidores públicos quando em casos judiciais decorrentes do exercício da função, o que destina 0,3% da receita líquida para o fundo da criança, o que permite parcelamento de solo para fins urbanos e o que obriga o envio do plano de educação do DF para apreciação da CLDF. 

Distritais em luto


A CLDF parou, literalmente, na tarde de ontem (4), em decorrência da morte do pastor Sóstenes Apolos da Silva, presidente da Assembléia de Deus no Plano Piloto. Eram 15h41 minutos quando o presidente da Casa, Wasny de Roure (PT), abriu a sessão ordinária com apenas 5 deputados em Plenário e anunciou que os líderes decidiram que não haveria a sessão em luto ao pastor. Wasny informou que a maioria dos parlamentares queriam comparecer ao sepultamento do líder evangélico, impossibilitando as votações.

Sem pauta?


Após 15 dias sem atingir quórum para votações, a CLDF segue a passos lentos. Em pauta, 76 vetos do governador a projetos aprovados pelos deputados, além de outros oito projetos a serem apreciados em 2º turno e mais de 20 projetos de decreto legislativo, moções e requerimentos. Como diz o jargão, “nunca antes na história” houve tanta falta de vontade dos distritais para legislar. Talvez venha daí o sentimento de renovação presente nas pesquisas eleitorais. 

Pioneiro do ponto


Conhecido por participar muito pouco das sessões ordinárias da CLDF o ex-presidente da Casa, deputado Patrício (PT), foi, surpreendentemente, o primeiro parlamentar a pisar em Plenário na tarde de ontem. Como de costume, assinou o ponto e saiu em seguida, menos de um minuto após chegar. 

Escola do Consumidor


Foto: Roberval Eduão

Foi lançada ontem (4), na Rodoviária do Plano Piloto, a primeira Escola do Consumidor do país. O objetivo é fomentar o consumo consciente, capacitar agentes que atuam na defesa do consumidor e facilitar a divulgação dos direitos dos mesmos. A iniciativa pioneira é do Procon-DF, vinculado à Secretaria de Justiça. “Vamos distribuir cartilhas e exemplares do Código de Defesa do Consumidor. Os servidores serão atualizados sobre as novas leis e repassarão aos cidadãos, que serão orientados corretamente sobre como proceder quando se sentirem lesados ou quiserem informações de qualquer assunto”, pontuou o diretor do PROCON-DF, Todi Moreno, que está dinamizando a gestão do órgão e promete ampliar os votos para deputado federal em 2014. Ele, que é terceiro suplente da bancada governista na Câmara dos Deputados. 

CLDF e EUA


Foto: Reprodução

O presidente da CLDF, Wasny de Roure (PT), está empenhado em estreitar as relações com a Embaixada Americana no Brasil. A mostra “A Sense of Place – Lugares”, que estará em exposição na Casa até quinta-feira (13), retrata a paisagem e a cultura norte americana, assim como sua impressão brasileira. No último dia da mostra, Wasny recebe o embaixador americano Thomas A. Shannon (foto), que receberá, na ocasião, o título de Cidadão Honorário de Brasília. Em 2011, o site Wikileaks vazou um telegrama de 2004, do então embaixador americano John Danilovich, que classificava a CLDF como: “reduto de canalhas”. Agora, o governo americano tem oportunidade de conhecer de perto os distritais! 

Susto anunciado

 

Os servidores da Câmara Legislativa se assustaram na segunda-feira: duas placas de gesso se soltaram do teto do foyer do Plenário, próximo aos elevadores. Novo, o prédio apresenta diversos problemas e espera pelos reparos que devem ser executados pela Via Engenharia, responsável pela obra. Nos corredores, o boato girava em torno do nome do deputado cujas placas deveriam ter esperado para cair em cima... hipótese que certamente levaria a solução dos problemas!

Dia do Meio Ambiente


A defesa do meio ambiente e de uma cidade mais sustentável tem sido as principais bandeiras do deputado ambientalista Joe Valle (PSB).  No seu primeiro mandato, Joe já contabiliza 21 leis sancionadas, sendo 14 delas voltadas para a proteção do meio ambiente. Uma delas é a Lei 4.797/12, que estabelece a Política Distrital de Enfrentamento às Mudanças Climáticas. A lei tem por objetivo assegurar a contribuição do DF na redução dos gases de efeito estufa. No Dia do Meio Ambiente, comemorado hoje, o ambientalista faz um apelo para que sejam retirados os vetos do governador à esta Lei, que é tão importante para as futuras gerações de Brasília. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário