quarta-feira, 19 de junho de 2013


De malas prontas


Foto: Roberval Eduão

O programa partidário do PSD veiculado na semana passada foi a gota d’água. As deputas oposicionistas Celina Leão e Eliana Pedrosa estão mesmo de malas prontas para deixar o PSD. No programa, o presidente da legenda, Rogério Rosso,  faz uma homenagem aos quatro parlamentares na CLDF, mas não comunicou os distritais da gravação do mesmo, nem as fotos exibidas eles puderam escolher.

Ontem (18), as duas deputadas protocolaram carta de repúdio a direção nacional e regional do PSD. Nela, as parlamentares argumentam que não há espaço no partido para elas. Nenhum dos quatro deputados distritais do partido fazem parte da direção executiva da legenda. A líder, Celina Leão, não deve nenhum dos 15 ofícios encaminhados ao partido respondidos, não tendo condições de coordenar a bancada sem o aval do partido.

Insustentável


Para elas, a situação é insustentável. Ou o partido se sensibiliza e assegura maior espaço nas decisões, ou cada uma deve seguir para algum dos convites que receberam de diversos partidos. Veterana, Eliana Pedrosa é cotada para disputar o Buriti, estava conquistado apoio interna para isso. Chegou a ter o aval do presidente nacional, Gilberto Kassab, mas pelo visto não passou de articulação do presidente. Uma fonte revelou à Coluna que na conversa entre Rosso, Kassab, Liliane Roriz e seu pai, ex-governador Joaquim Roriz, na semana passada, Kassab se comprometeu a não fechar alianças no DF sem consultar o “velho”, como é carinhosamente chamado o Sr. Joaquim. Viria daí o endurecimento da relação.

Futuro afunilado

 

Foto: CLDF

O futuro de Eliana é o mais cobiçado, por estar entre os candidatos ao GDF. Acredita-se na ida dela para o PSDB, mas lá, encontraria dificuldades junto ao deputado Izalci Lucas e o, quase tucano, Luiz Pitiman. Nos bastidores, enfeitava-se uma parceria com o ex-senador Luiz Estevão, atualmente comandando o PRTB. Lá, o problema seria o tempo de TV. O jeito é esperar pra ver onde se aconchegará a “dama de ferro” da política brasiliense.

Na ponta da língua


Foto: CLDF

O secretário de Transportes, José Valter Vasques, esteve ontem (18), em uma sabatina da Comissão de Assuntos Sociais da CLDF. Foi responder aos distritais sobre a nova licitação de transportes e a nova política de mobilidade urbana do governo. José Valter estava com as respostas na ponta da língua, sereno, respondeu a todas as perguntas, saindo-se muito bem nos questionamentos.

Disse que ninguém teve privilégios na licitação, falou das investiduras de um jornal brasiliense que a um mês e meio tenta denegrir a licitação “se Veja e Rede Globo, ferrenhas opositoras nossa (GDF) e os demais veículos não publicaram nada, não são essas denúncias infundadas que vão atrapalharão o processo” […] “Tenho um grave defeito, falo o que penso. Não conheço, não indiquei e não defendo a diretoria do DFTrans, também não conhecia nenhum dos donos do transporte em Brasília. Agora, já conheço o Vagner Canhedo e o Valmir Amaral, não tive a honra de conhecer o Nenê Constantino. Amaral quando entrou na minha sala, disse: “vou dar um tiro no Vaguinho, vou matar ele”, pontuou o secretário, animando a plateia. Quanto ao preço das tarifas, Vasques falou que elas devem ser reajustadas um ano após o começo do novo modelo.

Discretamente presente


Quem passou discretamente pela cerimônia de lançamento da exposição comemorativa dos 19 anos do Plano Real, que ocorreu ontem (18) na Câmara dos Deputados, foi a distrital Liliane Roriz (PSD). Fez questão de prestigiar o senador Aécio Neves e classificou a nossa moeda como “um marco da economia brasileira”, mas que, segundo ela, “está sendo estragada pela gestões do Partido dos Trabalhadores”. Na ocasião, também houve uma homenagem aos 82 anos do ex-presidente Fernandor Henrique Cardoso, comemorado também ontem.

Os protestos e a nova mobilização social

 

A onda de protestos que tomou conta do país já se transformou na maior manifestação popular pós-impeachment do ex-presidente Fernando Collor. Não se via um movimento tão generalizado no país desde então. Apesar de disperso do ponto de vista das reivindicações, que começaram em São paulo pelo aumento das tarifas, transpôs a barreira da comoção popular. Tanto é que políticos e demais autoridades se afligem em não conhecer a verdadeira razão, fato que os tira da zona de conforto.


Portanto, mais do que o caos gerado ou a pauta dos transportes, ou até a ideia de que basta de corrupção e da classe política, os protestos conseguiram imprimir o sentimento de mobilização, o sentimento do novo, que por si só já fará com que os governantes adotem novas e diferenciadas posturas. A fala da presidente Dilma traduz isso. Ela sabe que esse é um sentimento novo e vai passar a se pautar mais por ele, independentemente de saber ou não realmente que sentimento é esse. Lá fora a situação já é fato. Ontem (18), o escritório de Direitos Humanos da ONU pediu que os protestos sejam investigados, apelando para que o Estado não faça uso excessivo da força e que assegure o direito de reunião pacífica da população. Isso também reforça essa mudança de postura do governo que deve passar a ocorrer.

Resíduos Sólidos

 

A CLDF realiza hoje uma audiência pública para debater a Política Distrital de Resíduos Sólidos, por iniciativa do distrital Joe Valle (PSB). A expectativa é de que 2 mil catadores de resíduos vão à CLDF cobrar que o GDF deixe de insistir em uma parceria público privada para gerir o lixo no DF. Estarão presentes as principais autoridades e especialistas do tema em nível local. A audiência é às 9hs no Plenário da CLDF.

Senador presidenciável


Foto: Divulgação

O distrital Olair Francisco (PTdoB) nunca escondeu a vontade em ser senador da República, cargo que pretende disputar em 2014. Na sexta-feira (14), Olair foi a uma festa a fantasia na casa de um radialista e político brasiliense. Foi vestido de Presidente da República, mas insistiu que estava mesmo é de senador!!! O parlamentar também intermediou a visita da Delegação da Interpol, com integrantes de diversos países à CLDF, na tarde de ontem (18), tendo sido recebidos em Plenário pelos distritais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário