terça-feira, 14 de maio de 2013


Qualificando a juventude

Foto: Roberval Eduão

A deputada distrital Celina Leão (PSD) retornou ontem (13) de viagem oficial a Inglaterra e a Escócia, onde acompanhou junto ao colega Robério Negreiros (PMDB) a implementação do Prêmio Duque de Edimburgo (The Duke of Edinburgh’s Award). O prêmio é um reconhecido programa social voltado aos jovens e que atende a mais de 10 países e 6 milhões de jovens no mundo. O programa possui a chancela do governo e da realeza britânica, conta com a participação voluntariada dos próprios jovens e com a ajuda de pequenos e grandes empresários.

Funciona em 4 eixos: I - desenvolvimento de habilidades, onde o jovem se qualifica com cursos; II - prática esportiva, disciplinando os adolescentes às práticas saudáveis; III - experiência “out”, com atividades extra curriculares como acampamentos, etc; IV - atividade voluntariada, que condiciona o jovem a prestar atividades de auxílio. Após participar dos quatro eixos, os jovens recebem o Certificado Bronze, primeira fase do programa, estando aptos ao mercado de trabalho que acolhe os jovens que possuem este certificado.
 
Visitas e ideias

Celina e Robério visitaram escolas, uma cadeia juvenil e o estádio que ensina as práticas esportivas. Os jovens presidiários também podem participar do prêmio, que ajuda a melhorar as condições educacionais, complemento curricular e reinserção dos mesmos na sociedade. Um exemplo é a Guarda Cadete-Mirim, com alunos egressos do programa e que são voluntariados em grandes eventos, como nas Olimpíadas de Londres. Celina foi recebida pelo príncipe Edward, que explicou que o Brasil é o celeiro que eles querem investir no programa. A deputada falou da disposição em instalar um projeto piloto em Brasília no antigo Caje, que funcionaria como braço do premido Duque de Edimburgo. Celina voltou com tudo preparado para mobilizar a juventude do DF.
 
Por mais segurança

Outra comissão que se reúne esta semana é a de Segurança, na quarta-feira (15). A proteção dos usuários de agencias bancárias é proposta com a instalação de cabines de auto-atendimento individualizadas, através do PL 42/11, do deputado Joe Valle (PSB). Polêmico, o PL 181/11, do deputado Cláudio Abrantes (PT), prevê a instalação de guaritas de segurança blindadas nos condomínios verticais e horizontais, como forma de reforçar a segurança e assegurar a vida dos vigias. Já o PL 325/11, da distrital Luzia de Paula (PEN), pretende estabelecer ficha de cadastro de menores em hotéis e pensões, visando prevenir os abusos à crianças e adolescentes.
 
Comissão mais que especial

Os legisladores distritais estão empenhados em participar de missões oficiais. O Requerimento 2249/13, proposto pelo deputado Washington Mesquita (PSD) e subscrito por nada menos que outros oito deputados, requer que a Casa crie uma Comissão Especial para representar a CLDF na 28ª Jornada Mundial de Juventude (JMJ), a ser realizada em julho no Rio de Janeiro, com a presença do Papa Francisco. A finalidade é acompanhar a criação das condições de implementação no DF das indicações decorrentes da JMJ. Se aprovada, a comissão terá seis deputados e até o final da legislatura (2014) para apresentar os resultados.
 
Um dia de transporte público

Foto: Divulgação

Envolvido com a pauta do Transporte Público 24h, o deputado Professor Israel (PEN) decidiu cumprir a agenda desta segunda-feira (13) toda de ônibus e metrô. Os compromissos foram diversos e muitas pautas abordaram as dificuldades no transporte, como as reuniões com o diretor-geral do DFTrans, Marco Antonio Campanella (PPL), e com a presidente do Metrô, Ivelise Longhi (PMDB).  Israel ainda conversou com estudantes da UnB sobre os problemas enfrentados com o Passe Livre. 

Em tempo: Os compromissos começaram às 9h da manhã e terminaram à meia-noite. Em muitos deles, em função da agenda apertada, o parlamentar chegou atrasado, sofrendo todos os incômodos que a população está exposta todos os dias. Israel disse que se lembrou dos tempos em que era estudante na UNB e que andava apenas de ônibus. Fica a dica: os distritais poderiam seguir o mesmo exemplo e, ao final, promoverem um amplo debate sobre as necessidades do transporte público em Brasília!
 
À espera de boa vontade

Há três semanas sem se reunir, a Comissão de Constituição e Justiça da CLDF espera conseguir quórum para que os projetos acumulados na pauta possam ser votados hoje, abrindo caminho para que os mesmos possam seguir ao Plenário. Na pauta há projetos relevantes como o PLC 62/13, do Poder Executivo, que institui o Fundo dos Direitos do Idoso; o PL 517/07, do deputado Cristiano Araújo (PTB), que cria a política de incentivo a pecuária leiteira no DF e o PL 1114/12, da deputada Eliana Pedrosa (PSD), que institui a política para a população de rua, tão necessária para tirar milhares de pedintes das ruas do DF.
 
Memória e História

Foto: Reprodução

Após 22 anos de sua criação, a CLDF publica obra que trás os registros dos anais da Casa, a trajetória e a participação do Legislativo através de documentos e registros históricos. Chamado de Programa de Divulgação e Distribuição dos Anais da CLDF: Série Bibliográfica Anais e Memória, a publicação aborda a constituição de fatos históricos e ações tomadas pela CLDF, além de levantamento de informações e práticas institucionais do legislativo local, a estrutura de funcionamento e os serviços prestados. O material deve ser amplamente divulgado e distribuído as bibliotecas públicas para que todo brasiliense possa conhecer o papel da Câmara e a trajetória política da Casa. Com essa leitura de cabeceira não há argumentos para não conhecer o que e como faz o trabalho do deputado distrital, leitura indispensável antes das eleições!

Nenhum comentário:

Postar um comentário