sexta-feira, 31 de maio de 2013


Nota Legal, igualdade aos contribuintes


A partir de amanhã (01º/06), os participantes do Programa Nota Legal poderão receber em dinheiro o benefício, indicando, até 30/6, o número da conta-corrente ou poupança para receber o crédito. O benefício promove o princípio da igualdade ao assegurar os créditos para quem não tem carro nem casa, ou seja, quem não tem vinculação do CPF com IPTU ou IPVA. A lei é de autoria do deputado Professor Israel (PEN-DF) e aumenta a abrangência do Nota Legal, nos moldes do Nota Paulista, de São Paulo. Israel acredita que a medida contribuirá para o aumento da arrecadação do governo e a diminuição da sonegação de impostos.

Foto: CLDF

A iniciativa do deputado professor Israel agrega bandeira ímpar à sua plataforma eleitoral. O programa serve como estímulo a diminuição da sonegação fiscal e cria a cultura do interesse pela emissão do documento fiscal. O próximo passo, à agregar mais credibilidade ao Nota Legal, é a desvinculação dos créditos gerados pelo programa ao recolhimento do ICMS e ISS pelos comerciantes. Hoje, caso o estabelecimento não recolha os tributos no prazo, o contribuinte fica sem os créditos, gerando atritos entre consumidor e fornecedor. A obrigação da fiscalização e a garantia do benefício ao consumidor devem ser asseguradas pelo Estado.

Sem emendas parlamentares


Foto: Elza Fiuza/ABr

A Administração Regional de Brasília é a única que desde o começo do governo Agnelo Queiroz não recebeu qualquer quantia de emenda parlamentar para eventos artísticos ou culturais/esportivos. O administrador, Messias de Souza (PCdoB), teria recusado as emendas e garante: “Só aceito recursos de emenda parlamentar se for para aplicar em obras ou melhora de iluminação pública no Plano Piloto”, esclareceu. Esta semana, denúncias de pagamentos exorbitantes de cachês a artistas por Administrações Regionais foram divulgadas. Além disso, as administrações tem empregado um volume muito grande de recursos nestas apresentações artísticas e culturais. Projeto da deputada Eliana Pedrosa (PSD) – PL 820/12, estabelece teto para esses investimentos, mas foi recusado na Comissão de Economia da CLDF, na terça (28).

Exploração sexual mobiliza taxistas


Quem marcou presença na tradicional missa dos taxistas, na quarta-feira (29), foi o deputado federal Luiz Pitiman (PMDB/DF). Na ocasião, ocorreu o lançamento da campanha nacional contra a exploração sexual infanto-juvenil “Não desvie o Olhar. Seja um Guardião da Infância”, lançada pelo Conselho nacional do SESI com o apoio da Secretaria de Transporte (GDF), da Associação dos taxistas de Brasília (ATB) e do Sindicato dos Permissionários de Táxis e Motoristas Auxiliares do Distrito Federal (Sinpetaxi).  Para Pitiman, a Campanha é uma demonstração clara de que quando o setor produtivo quer se envolver, sempre gera coisas boas à população. Pitiman elogiou o envolvimento da presidente do Sinpetaxi, Mariazinha, no projeto.

Pela participação


O deputado distrital Joe Valle (PSB) promoveu na CLDF, na quarta-feira (29), sessão solene em homenagem 50º aniversário do Centro de Ensino Médio Setor Leste, que contou com a participação de professores e alunos da escola. Joe garantiu que destinará emendas parlamentares para a cobertura das quadras de esporte e a efetivação de luz eletrônica e ar condicionado nas salas.  Ao finalizar a sessão, o deputado fez um apelo aos jovens presentes para participar do Legislativo e ajudar a fazer a boa política, divulgando a ação em sua rede social. Pois então, um popular resolveu contestar a participação do jovem na política, dizendo que os jovens não se interessam e não devem participar da política. Que pena, não quer que a sociedade evolua!

O retorno


Com a aposentadoria do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), ex-senador pelo DF, Valmir Campelo, até abril de 2014, muita movimentação se registra no gabinete do ministro. A explicação seria uma articulação para que Valmir dispute o governo do DF, tendo como vice uma mulher, provavelmente, representante do Clã Roriz. Hoje, o nome mais provável seria o da distrital Liliane Roriz (PSD). Será?

Foto: ABr

O retorno II


Quem também se articula para voltar à CLDF é o ex-distrital Rogério Ulysses, envolvido na “Caixa de Pandora”. Em OFF, um parlamentar, que disputa mais ou menos a mesma base de Ulysses, garante que ele almoçou esta semana com o ex-secretário e assessor especial do governador Agnelo, Abdon Henrique. Na semana que vem, o ex-distrital almoça com o secretário de Saúde, Rafael Barbosa, abrindo espaço para sua campanha, agora, em um partido bem próximo ao Buriti.

Especulando


Não faltam versões para a divulgação da intenção em disputar o Buriti em 2014 do vice-governador Tadeu Filippelli, presidente do PMDB-DF. Ao mesmo tempo em que o rompimento levaria Filippelli a uma reaproximação com o grupo do ex-governador Joaquim Roriz, sendo cabeça de chapa, outra tendência aponta a manobra como forma de manter a aliança PT/PMDB. Tudo não passaria de estratégia de posicionamento diante dos números das pesquisas eleitorais. Por enquanto é cedo, mas as possibilidades são válidas de ambas as partes.

Visita íntima


Após a explosão de acessos na Internet ao vídeo em que reclama dos atributos sexuais de um parceiro, a bióloga Lana Medeiros esteve na CLDF na quarta-feira (29). Lana foi visitar os deputados e procurar estreitar os laços junto aos poderosos da Casa. Seria um caso de “distriteti” ou a moça foi mesmo conhecer o trabalho dos parlamentares?

Nenhum comentário:

Postar um comentário