segunda-feira, 26 de março de 2012

Câmara pode criar o Parlamento do Idoso, nos moldes do Parlamento Jovem

Da Agência Câmara, comentário meu:

A Câmara analisa o Projeto de Resolução 110/12, do deputado Vitor Paulo (PRB-RJ), que institui o Parlamento do Idoso na Câmara para possibilitar a cidadãos com mais de 60 anos a acompanhar e vivenciar o cotidiano parlamentar.

Os deputados idosos serão pré-selecionados pelas secretarias do Idoso dos seus estados, pela apresentação de um projeto de lei. O número de representantes por estado e pelo Distrito Federal será proporcional ao número de deputados federais. A legislatura, segundo o projeto, terá a duração de um dia.

A data do mandato dos integrantes do parlamento será, segundo a proposta, definido pelo Colégio de Líderes, de preferência próximo ao dia mundial do idoso, comemorado em 1º de outubro.

Segundo Vitor Paulo, a proposta segue os moldes do Parlamento Jovem, instituído pela Resolução 12/03. “A medida proporcionará aos idosos a compreensão do processo legislativo pela vivência de um dia de sessão”, disse.

Meu Comentário:

Estabelecer mecanismos de participação e inclusão de minorias na sociedade e na política é sempre uma iniciativa meritória.

Apesar de aparentar ser irrelevante, o projeto estabelece um mecanismo positivo para aumentar a participação dos idosos na política e concomitantemente aumentar a fiscalização do processo legislativo, haja vista o conhecimento, o tempo disponível e a vontade em contribuir para a convivência social presente nos idosos.

Assim, o projeto pode ter impactos muito mais intrínsecos e positivos, aproximando os idosos de debates políticos e estimulando o acompanhamento da atividade política, aumentando os mecanismos de fiscalização e a transparência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário