segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Conservador Mariano Rajoy vence eleições na Espanha

Da Revista Veja, extraído do Blog do Aluísio Amorim:

O candidato socialista Alfredo Pérez Rubalcaba reconheceu sua dura derrota nas eleições gerais, vencidas pelo conservador Partido Popular por maioria absoluta. Rubalcaba disse que vai trabalhar na oposição para conseguir a recuperação da economia frente à crise. Com 88,7% dos votos contados, o conservador Partido Popular venceu as eleições com 44,4% dos votos e 186 deputados, contra 28,6% dos votos e 110 deputados socialistas.

"Claramente perdemos as eleições", lamentou Rubalcaba na sede do PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol), em Madri, após conhecer os resultados parciais das eleições, segundo as quais os socialistas, que tinham 169 cadeiras, passaram a ter 110 do Congresso dos Deputados, seu pior resultado desde a volta da democracia na Espanha.

"Conversei com Mariano Rajoy para transmitir meus cumprimentos e lhe desejar sorte na importante responsabilidade que vai assumir como futuro líder de governo", acrescentou Rubalcaba.

O líder e candidato do conservador Partido Popular (PP), Mariano Rajoy, que os espanhóis vão combater a crise, e anunciou um "esforço solidário" para todos, assegurando que "não haverá milagres".

"A Espanha é uma grande nação e o melhor que tem são os espanhóis, 46 milhões de espanhóis que vão combater a crise", afirmou Rajoy, antes de advertir: "Governarei a serviço da Espanha e de todos os espanhóis, procurando que em circunstância alguma alguém se sinta excluído da tarefa comum", disse.

Rajoy ressaltou o desejo de começar a trabalhar o quanto antes para tentar superar a crise, que deixou quase cinco milhões de desempregados na Espanha. "De minha parte não vão faltar nem a vontade, nem entusiasmo, nem o trabalho, nem o compromisso, mas não haverá milagres. Não prometemos isso", acrescentou o futuro chefe de governo espanhol.

Concentrado na difícil situação na qual assumirá o comando do país, o líder conservador se referiu à União Europeia (UE) para dizer que a Espanha será "o mais leal, mas também o mais exigente dos sócios".

"Deixaremos de ser um problema para voltarmos a fazer parte da solução", insistiu Rajoy, que pôs entre suas prioridades a luta contra "o desemprego, o déficit, o endividamento excessivo, a paralisação econômica e tudo aquilo que mantém este país nestas circunstâncias críticas".

O Parlamento espanhol, que tem no total 350 cadeiras, saiu destas eleições com uma fragmentação de parte do Congresso dos Deputados em vários partidos minoritários, entre eles o Amaiur, a nova esquerda separatista basca, que em sua primeira legislatura obteve sete cadeiras.

Apesar da vitória esmagadora, Rajoy pediu aos partidários que não relaxem e comecem a trabalhar a partir de hoje para enfrentar os "inimigos" do país, em alusão aos efeitos nefastos da crise na economia nacional. Do site da revista Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário