quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Brasilienses querem Agnelo Queiroz fora do Governo

Do Blog do Noblat, dispensa comentários:



Agnelo Queiroz (PT), do Distrito Federal, é disparado o governador mais mal avaliado do país, segundo todas as pesquisas de opinião pública conhecidas até agora.


A O&P Brasil, instituto de pesquisa de Brasília, ouviu 900 habitantes do Distrito Federal entre os últimos dias 4 e 7. Margem de erro da pesquisa: 3,3%. E obteve os seguintes resultados:

* 1,4% consideram o governo de Agnelo ótimo;
* 8,6%, bom;
* 18,9%, regular;
* 22,7%, ruim;
* 41,3%, péssimo;.


Para 5% dos entrevistados, ainda é cedo para avaliar o governo. E 2,1% não têm opinião a respeito.


À pergunta "até aqui o senhor aprova ou desaprova o governo Agnelo", as respostas foram:


* 15,4% aprovam;
* 67,1% desaprovam;
* 15,8% nem aprovam e nem desaprovam;
* 1,7% não souberam responder.

O governo está sendo "pior" e muito pior" do que dos entrevistados esperavam 68% - contra apenas 6,3% que se dizem favoravelmente surpreendidos por ele ("melhor" e "muito melhor").


Se a eleição para governador do Distrito Federal tivesse ocorrido no período de aplicação da pesquisa, Agnelo a teria perdido por 22,1% dos votos contra 39,4% do ex-governador Joaquim Roriz, que renunciou ao mandato de senador para não ser cassado por quebra de decoro parlamentar. E que no ano passado renunciou à candidatura ao governo com medo de ser barrado pela Lei da Ficha Limpa.


Agnelo também perderia a eleição para José Roberto Arruda (35,6%), que foi preso e renunciou ao governo do Distrito Federal no ano passado depois de ter sido filmado recebendo propina.


Orlando Silva, ex-ministro do Esporte, e Agnelo que o antecedeu no cargo, são vistos por 70,7% dos entrevistados como "culpados" pelo desvio de verbas do ministério recentemente denunciado pela imprensa.



Somente 7,9% apontam Orlando como único culpado. E 2,4%, Agnelo.


Bem, diante disso o que Agnelo deveria fazer?


Renunciar ao cargo (33,4%). Afastar-se do cargo até o fim das investigações, retonando se nada fosse provado contra ele (30,3%). Manter-se no cargo só renunciando se ao final se provasse algo contra ele (28,4%). Manter-se no cargo "independentemente de qualquer coisa"(6,6%).


E a Câmara Legislativa do Distrito Federal? O que lhe caberia fazer?


Simples: abrir uma CPI para investigar Agnelo (65,2%). Ou deixar que outros órgãos o investiguem (27%).



Se por acaso Agnelo renunciasse ao cargo ou caísse mediante processo de impeachment, 48,9% dos habitantes do Distrito Federal defendem uma nova eleição para escolher o seu substituto. Para 26% deles, o vice-governador deveria assumir o cargo. E 16,8% preferem que se nomeie um interventor.

Um comentário:

  1. No Brasil são dois pesos e duas medidas. Com o Arruda prisão, e com o Agnelo, omissão. Se o arruda fosse do PT estaria no governo até hoje, igual ao Agnelo está agora, confortável.

    ResponderExcluir