terça-feira, 11 de outubro de 2011

Cenário político do DF está pegando fogo. PSD, saída do Secretário de Fazenda e denúncias movimentam os batidores locais

Por Tiago Monteiro Tavares:


A política distrital está borbunhando nos últimos dias. As adesões ao Partido Social Democrático, as denúncias entorno da Secretaria de Transportes, ainda nas gestões passadas e a saída do Secretário de Estado da Fazenda movimentam os bastidores da política local.

A força do PSD aumentou e as articulações ainda estão acontecendo, ou seja, mais adesões podem ser anunciadas nos próximos dias. Com isso, tanto Governo como oposição se preocupam com o tamanho da nova legenda e temem perder aliados importantes. PSDB e PMN perdem a representação política na CLDF com a ida de Washington Mesquita e Celina Leão, respctivamente, para o PSD.

A ida do Secretário de Fazenda para o Ministério do Turismo onde assume a Secretaria Executiva, segundo posto do Ministério, abaixo apenas do Ministro Gastão Vieira, aumenta as especulações entorno do nome do novo Secretário. Valdir Moisés Simão tem o perfil que o Governo Federal necessita para gerenciar as atividades do Ministério do Turismo. Sua ida foi negociada entre a Ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e o Governador Agnelo Queiroz.

Por enquanto permanece à frente da Secretaria de Fazenda o Secretário Adjunto, Luiz Henrique Fanan. O Governador ainda está decidindo quem será o novo Secretário.

Nomes como o do deputado Distrital Cristiano Araújo e do Ex-Secretário de Fazenda André Clemente estão em alta. O setor produtivo local aposta em André Clemente. Favoravelmente a Clemente pesa o fato dele ser do corpo de servidores da SEFAZ e ter bom relacionamento com o Setor Produtivo. Contrário pesa o fato dele ter sido Secretário no Governo Rogério Rosso. Cristiano Araújo deve ir para a Secretaria de Ciência e Tecnologia, tirando do Governo Gastão Ramos, do PSB.

Essa mudança pode mudar o rumo das alianças governistas, acirrando os ânimos da política local. O PSB pode perder espaço, depois das recentes propagandas encabeçadas pelo Senador Rodrigo Rollemberg que alfinetam o Governo Agnelo.

Muita coisa deve acontecer nos próximos dias e, assim, clarear mais os caminhos da política distrital rumo a 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário