sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Senado divulga balanço de medidas para conter gastos administrativos

Da Agência Senado, Comentário Meu:

Em época de “Vaca Magra” todo mundo precisa conter gastos. Ontem (08/09), a Diretoria-Geral do Senado Federal apresentou um balanço das atividades administrativas da Casa no primeiro semestre de 2011. Os números da publicação mostram o esforço da direção para tentar reduzir custos e aumentar a transparência e a racionalização dos trabalhos.

Entre as ações implementadas, estão melhorias na gestão de compras e de contratações e a adoção de medidas de contenção de gastos, como o fim do pagamento de horas extras a funcionários que exercem funções de direção e a extinção das contratações emergenciais.

Além disso, com o aperfeiçoamento das regras referentes ao serviço extraordinário e ao banco de horas e com a adoção do sistema de ponto biométrico para todos os servidores, houve redução de aproximadamente 90% nas horas extras autorizadas, de janeiro a junho de 2011, comparando-se ao período equivalente do ano passado.

A Diretoria-Geral informou ainda que o Senado devolveu à União 15 apartamentos funcionais localizados em Brasília.

A implantação da Gestão Informatizada de Documentos Arquivísticos possibilitará a padronização e centralização do controle dos documentos produzidos e recebidos pela Casa. A redução no consumo de papel é um dos benefícios diretos da iniciativa, que facilitará também o rastreamento de conteúdos e proporcionará agilidade nos trabalhos.

O consumo de energia elétrica também é um dos custos a serem reduzidos. A troca de equipamentos antigos e a modernização dos sistemas de informática devem contribuir para redução do consumo de energia.

Meu Comentário

O grande problema do funcionalismo público são as constantes trocas de comando, de direcionamento político e de falta de padronização nas atividades institucionais, fatos que levam a burocracia a uma espiral constante, um misto de comodidade e improdutividade que não tem fim. É preciso disciplinar a burocracia funcional do Estado no sentido de agregar agilidade aos trabalhos a serem desenvolvidos e retirá-la da chamada “zona de conforto”, antes que o Estado brasileiro seja totalmente aparelhado pela própria burocracia.

Veja alguns dos principais números relativos ao Senado no primeiro semestre de 2011:

- 10 mil trabalhadores, entre servidores efetivos, comissionados, terceirizados e estagiários

- 140 mil livros impressos;

- 3,5 milhões de documentos de acervo bibliográfico;

- 82,2 mil alunos matriculados no ensino à distância do Instituto Legislativo Brasileiro;

- 30, 3 mil pesquisas bibliográficas e consultas ao acervo da Biblioteca;

- 5,6 mil atendimentos mensais, em média, pelo Prodasen;

- 98,22% índice de solução de problemas relativos à informática em março de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário