segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Semana da Independência motiva PDT-DF a declarar-se "Independente" do Governo Agnelo Queiroz

Por Tiago Monteiro Tavares:


A semana da independência motivou o Partido Democrático Trabalhista (PDT-DF) no Distrito Federal a anunciar sua independência em relação ao Governo Agnelo Queiroz.


A Executiva do partido decidiu na última quinta-feira (08/09) que não faz mais parte da base aliada do Governo Agnelo Queiroz (PT).


Além do presidente do PDT/DF, Georges Michel, participaram da reunião o senador Cristovam Buarque, o deputado federal Reguffe e o deputado distrital Israel Batista.


O distrital é contrário a saída do partido da base aliada. Acredita que a decisão é motivada por desavenças com o senador Cristovam Buarque que adotou posição em momento de muito “nervoso”.


A questão apimentou o debate político de bastidores durante o final de semana e promete esquentar ainda mais essa semana. O Presidente do PT-DF, deputado Roberto Policarpo, tenta recuperar o apoio do PDT.


O partido ocupa a Secretaria de Trabalho onde o Secretário, Glauco Rojas é indicado do distrital Israel Batista, que também indicou o administrador do Lago Norte, Marcos Woortman. Com a decisão, eles terão de deixar os cargos ou se licenciarem do partido.


A troca no comando da Secretaria de Educação do DF foi o estopim da discórdia do PDT em relação ao Governo Agnelo Queiroz. Desde o início do Governo o senador Cristovam Buarque rompeu relações com o Governador Agnelo por ele não ter ouvido o PDT na escolha do nome da ex-Secretária de Educação Regina Vinhaes.


Com a saída de Regina, Cristovam esperava ser ouvido por Agnelo, já que o mesmo sinalizava uma reconciliação co o senador Cristovam Buarque, que teve papel decisivo em sua campanha.
Agnelo decidiu nomear Denílson Bento da Costa, até então Secretário de Administração, para a pasta da Educação, sem ouvir o PDT.


Apesar da independência, Agnelo deve costurar uma aliança com o distrital Israel Batista, único deputado do PDT na Câmara Legislativa. Assim, tudo fica do mesmo jeito: Israel aliado do Governo com duas nomeações e o PDT sem estar oficialmente na Base do Governo Agnelo.

Razões da Independência:


(1) ausência de diálogo com o PDT;
(2) ausência, até este momento, de sinais indicando o cumprimento do “novo caminho” proposto na campanha eleitoral;
(3) uso de cargos públicos para acomodar as tendências de partidos e parlamentares individualmente, sacrificando as finalidades do serviço público as quais o governo deveria servir;
(4) prioridades conservadoras concentradas em obras, no lugar de valorizar a qualidade dos serviços públicos e das políticas sociais;sinais de dominação de um dos onze partidos integrantes da frente “novo caminho” sobre os demais, na definição dos rumos do governo.

2 comentários:

  1. O senhor Senador Cristóvão Buarque,é complicado e controverso.Qdo era ele o candidato a governador,ele amarelou, agora fica com briguinhas por causa de uma nomeação feita por Agnelo sem "consultá-lo", ora bolas ,sai pra outra senador.Não venha me frustrar pois votei em VC,tá?
    tito from brasília.

    ResponderExcluir
  2. Os argumentos do Senador Cristóvão Buarque são fraquíssimos para justificar um rompimento.E eu sou seu eleitor,e espero não ser desapontado.tá?
    tito from brasília.

    ResponderExcluir