sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Oposição começa busca por assinaturas para CPI mista da corrupção


Da Agência Senado:

Os partidos de oposição no Senado e na Câmara dos Deputados decidiram começar nesta quinta-feira (11) a coleta de assinaturas para a criação de uma comissão parlamentar mista para investigar corrupção no Executivo. Por meio de site multipartidário na internet, os oposicionistas querem ainda informar a sociedade sobre o andamento da mobilização, inclusive divulgando os nomes de senadores e deputados que apoiarem o requerimento. - O site servirá para mostrar à população quem quer e quem não quer investigar essa sucessão de fatos escandalosos que têm acontecido - comentou o senador Demostenes Torres (GO), líder do DEM.

A iniciativa da CPI mista foi anunciada após reunião na liderança do PSDB do Senado, ao final da manhã, com integrantes da oposição nas duas Casas. Os líderes consideram insuficiente a estratégia do governo de estimular a vinda de ministros ao Congresso para prestar esclarecimentos sobre as denúncias. Consideram também que a corrupção está espalhada em diversos setores do governo e, por isso, deve ser criada uma CPI abrangente.

Para que uma CPI mista possa ser criada, são necessárias as assinaturas de pelos menos 27 senadores e 171 deputados. Mesmo com o insucesso das recentes tentativas de criação de CPIs em cada uma das Casas, os líderes acreditam que será possível conquistar o número regimental necessário. Para o líder do DEM na Câmara, deputado ACM Neto (BA), a disseminação das denúncias favorece o êxito na busca de assinaturas.

Dissidentes

A oposição conta ainda com o apoio de dissidentes da base governista, especialmente de integrantes do PR ainda insatisfeitos com a exposição do partido em decorrência das denúncias que forçaram a saída do ex-ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, indicado pelo partido e que agora reassumiu o cargo de senador. Conforme Agripino, houve maior imputação sobre o PR, embora os erros estejam diluídos entre diversos partidos da base

- Aqueles que quiserem passar a limpo a sua história, como o PR, vão caminhar para assinar um instrumento de verificação de onde está a culpa. É um instrumento de legítima defesa e de aquisição de um discurso para evitar a morte do partido - avaliou Agripino.

CPI dos Transportes

A iniciativa da CPI mista não significa que devem ser deixados esforços para investigações específicas em cada Casa. Demóstenes Torres informou que faltam apenas duas assinaturas no requerimento para criar a CPI dos Transportes no Senado e outras cinco para CPI do BNDES.

Meu Comentário:

A oposição começa a se mobilizar de forma diferente. O uso racional de estratégias individuais passam a ser melhor compartilhadas e, assim, começam a ingressar uma nova estratégia de se fazer oposição. Pode ser o início de um tempo de melhor articulação e força política para que a oposição exerça papel preponderante na relação Executivo/Legislativo. É preciso acabar com maiorias governistas irrestritas, oposição irrelevante e falta de cumprimento do dever constitucional do parlamentar de fiscalizar os atos do Executivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário