segunda-feira, 4 de julho de 2011

Homenagem póstuma ao Presidente Itamar Franco


O senador e ex-presidente da República Itamar Franco (PPS-MG) morreu aos 81 anos no sábado (2), em São Paulo. Segundo nota divulgada pelo Hospital Albert Einstein, o presidente sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) na UTI, onde estava sendo tratado de uma pneumonia decorrente de uma leucemia aguda.

A presidente da República, Dilma Rousseff, decretou luto oficial no país de sete dias devido a morte de Itamar. Dilma ofereceu o Palácio do Planalto para o velório de Itamar, mas, segundo Aécio, a família preferiu fazer uma cerimônia mais reservada. A presidente também ofereceu um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para auxiliar no transporte dos familiares de Itamar às cerimônias fúnebres.

O corpo foi velado no domingo (3) na cidade de Juiz de Fora (MG), depois, o corpo do ex-presidente seguiu hoje para Belo Horizonte, onde terá um segundo velório no Palácio da Liberdade, sede do governo mineiro.

De acordo com a assessoria de imprensa do senador, o corpo de Itamar deverá ser levado no fim da tarde desta segunda-feira para Contagem (MG) onde será cremado, atendendo a um desejo do ex-presidente.

Itamar estava internado no hospital, na capital paulista, desde o dia 21 de maio para tratar da leucemia. De acordo com os médicos, o ex-presidente reagiu bem ao tratamento, mas desenvolveu uma pneumonia grave. Por conta disso, acabou sendo transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ele passou o aniversário de 81 anos, completados em 28 de junho, na UTI do hospital.

Biografia

Itamar Franco foi presidente da República entre 1992 e 1994, depois do impeachment do ex-presidente e atual senador Fernando Collor de Mello. Itamar foi também governador de Minas Gerais, senador durante 16 anos, prefeito de Juiz de Fora por dois mandatos e embaixador do Brasil na Organização dos Estados Americanos (OEA), em Portugal e na Itália.

Como presidente, implantou o Plano Real – o também ex-presidente Fernando Henrique Cardoso era o ministro da Fazenda –, que estabilizou a moeda e acabou com a inflação, assinou a Lei dos Genéricos e a Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), que abriu caminho para a criação de programas de transferência de renda.

O governo

Eleito vice-presidente nas eleições de 1989, Itamar Franco tomou posse em 15 de março de 1990 junto com Fernando Collor de Mello, então governador de Alagoas. A chapa foi eleita com 42% dos votos em um segundo turno disputado contra o petista Luiz Inácio Lula da Silva.

Após denúncias de corrupção e com a popularidade fragilizada por conta da situação caótica da economia, em função dos sucessivos planos econômicos frustrados e a hiperinflação, em setembro de 1992 Collor sofreu impeachment em votação na Câmara dos Deputados.

Itamar Franco, então, assumiu a presidência, aos 62 anos, primeiro interinamente, entre outubro e dezembro de 1992. Em 29 de dezembro de 1992, o político mineiro se tornou, efetivamente, presidente da República.

Entre os ministros escolhidos por Itamar estava Fernando Henrique Cardoso, que acabaria por sucedê-lo na Presidência. FHC ainda foi escolhido para o Ministério da Fazenda, de onde comandou a implementação do Plano Real.

Autoridades

Os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva, José Sarney,e Fernando Collor de Mello, o vice-presidente, Michel Temer, o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, além dos senadores Pedro Simon, Lindeberg Farias, Romero Jucá, Agripino Maia e Renan Calheiros, entre outros políticos. Lula foi aplaudido e Collor, vaiado.

Também compareceram ao velório de Domingo o Governador de Minas, Antônio Anastasia, o Senador mineiro, Aécio Neves, o Ex-Ministro da Casa Civil e assessor de Itamar, Henrique Hargreaves, O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia e o Vice-Presidente da República, Michel Temer.

Meu Comentário

Este blogueiro encontra-se de luto pela morte do Presidente Itamar. Apesar de alguns erros quando esteve à frete do Governo de Minas ele é um exemplo incondicional de patriotismo e defesa dos princípios/valores fundamentais da República e da vida. Ética, moral e o interesse público sempre estiveram ao lado de Itamar. Minas perde um grande cidadão que, enfim, representaria com altivez e responsabilidade os interesses do Estado e do país no Senado Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário