sexta-feira, 24 de junho de 2011

Hachers atacam páginas do Governo Brasileiro e deixam mensagens nacionalistas

Do Portal G1 e infomações do Portal Do Plenário:


O ataque hacker às páginas da Presidência da República, Portal Brasil e da Receita na madrugada de quarta-feira (22) foi o maior já sofrido pela rede de computadores do governo brasileiro. De acordo com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o ataque - que não causou danos às informações disponíveis nas páginas - partiu de servidores localizados na Itália.


Para derrubar os sites, os hackers utilizaram sistemas que faziam múltiplas tentativas de acesso ao mesmo tempo, técnica batizada de “negação de serviço” e conhecida pelas iniciais em inglês DDoS (Distributed Denial of Service). O objetivo dessa ação é tornar o serviço indisponível.


A ação foi reivindicada pelo grupo LulzSecBrazil, que teria ligações com o LulzSec, responsável por ataques recentes a empresas de videogame como Sony e Nintendo, às redes de televisão americanas Fox e PBS e a órgãos governamentais americanos como a CIA (agência de inteligência americana) e o FBI (polícia federal), além do serviço público de saúde britânico, o NHS.


Durante a tarde, o site da Petrobras também saiu do ar, voltando a funcionar em alguns momentos. No Twitter, hackers do grupo LulzSecBrazil avisaram que a Petrobras seria alvo de DDoS mesmo das páginas saírem do ar. A página da Petrobras já havia ficado indisponível na manhã desta quarta (22) durante alguns minutos. Segundo a assessoria de imprensa da instituição, houve apenas uma instabilidade.


Como justificativa para o ataque, os hackers publicaram mensagens no Twitter criticando o alto preço dos combustíveis no país. “Acorda Brasil! Nao queremos mais comprar combustivel a R$2.75 a R$2.98 e expotar (sic) a menos da metade do preco! ACORDA DILMA!”.


Governo diz que bloqueou tentativa



A Secretaria de Imprensa da Presidência da República divulgou uma nota oficial informando que o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) detectou e bloqueou a tentativa de ataque às páginas da Presidência da República, Portal Brasil e da Receita.


"Isso já ocorreu outras vezes, não chega a ser uma novidade. Mas eles não conseguiram ter acesso a nenhuma informação desses sites. Eu não conheço esse grupo de hackers", disse o diretor-superintendente do Serpro, Gilberto Paganotto, em entrevista à agência de notícias Reuters.


Ontem, o ataque ocorreu ao site do Ministério do Esporte e na madrugada desta sexta-feira (24), a invasão ocorreu no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os visitantes indesejados deixaram no topo da página na internet a mensagem “IBGE Hackeado – Fail Shell”, e a imagem de um olho representando a bandeira nacional.


Os hackers também deixaram mensagem negando qualquer relação com os grupos LulzSec ou Anonymous no Brasil, que seriam “grupos sem qualquer ideologia”, segundo eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário