segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Projeto assegura voto em trânsito para todos os cargos

Da Agência Câmara, comentário meu:

Está em análise na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 76/11, do deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que assegura aos eleitores que estejam fora de seu domicílio eleitoral, em qualquer cidade, o direito ao voto nas eleições presidenciais, federais e estaduais, em urnas especialmente instaladas para esse fim.

O texto altera o Código Eleitoral (Lei 4.737/65), que atualmente garante o direito ao voto em trânsito apenas nas capitais e para o cargo de presidente da República.

Pela proposta, o eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral deverá habilitar-se até seis meses antes da data da eleição, em qualquer cartório eleitoral do País, com a indicação da localidade onde estará presente. As regras do voto em trânsito são atualmente tratadas por resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O deputado Henrique Eduardo Alves argumenta que, embora muitos eleitores de cidades do interior mudem-se para grandes centros em busca de melhores condições de vida, eles mantêm os vínculos com a família e amigos na cidade de origem. "Em regra, mantêm na localidade anterior todos os itens de sua documentação e, especialmente, o seu domicílio eleitoral", explica. No entanto, acrescenta, a falta de recursos nem sempre permite o regresso na época das eleições.

O parlamentar argumenta que, nas eleições de 2010, ao viabilizar o voto em trânsito para a eleição presidencial nas capitais, o próprio relator da instrução aprovada no TSE, ministro Arnaldo Versiani, admitiu a ampliação do voto em trânsito nas próximas eleições, para outros cargos e para cidades do interior.

O projeto tramita apensado ao PL 6349/05, do Senado, que aguarda votação em Plenário.

Meu Comentário: o voto em trânsito é um instrumento interessante para tentar frear as abstenções durante o pleito eleitoral. Embora esse instrumento possa causar grandes entraves ao processo eleitoral, transformando o domicílio eleitoral em questão figurativa, além de aumentar a possibilidade de transtornos durante a eleição/apuração, seu mérito consiste no mecanismo mais democrático de acesso ao voto. O debate de novas formas de interação com o eleitorado é importante para o aprimoramento de nossa jovem democracia, com apenas 20 anos. Estimular a participação do eleitor junto ao processo eleitoral é a medida mais urgente para a consolidação do nosso regime. Ideal seria discutir o tema junto da esperada e prometida Reforma Eleitoral, que ao menos em tese, deveria ser debatida de forma ampla e única.

Nenhum comentário:

Postar um comentário