quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

18 assinaturas endossam CPI do Pró-DF

Por Tiago Monteiro Tavares, informações do Blog da Paola Lima:

Na Câmara Legislativa do Distrito Federal o clima segue quente. Ontem (08/02) os deputados iriam votar a composição das Comissões Permanentes da Casa, mas como a disputa pelas Presidências anda acirrada (ver postagem de ontem) ainda não foi possível chegar a um acordo. Novas questões chegam para apimentar ainda mais o começo dos trabalhos legislativos e que podem comprometer a já complicada base aliada do Governo Agnelo Queiroz.

O bloco partidário formado pelo PT e pelo PRB colheu assinaturas entre os parlamentares para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a distribuição de lotes pelo Programa Pró-DF, de incentivo econômico. O objetivo da proposta é analisar as concessões do Programa nos últimos 12 anos, fato que deve desenterrar muitos mortos da política brasiliense. Assinaram o pedido 18 deputados.

Confira a Lista de 18 Deputados que assinaram o pedido de CPI:

Agaciel Maia (PTC), Benedito Domingos (PP), Cláudio Abrantes (PPS), Chico Leite (PT), Chico Vigilante (PT), Dr. Michel (PSL), Eliana Pedrosa (DEM), Evandro Garla (PRB), Joe Valle (PSB), Liliane Roriz (PRTB), Luzia de Paula (PPS), Patrício (PT), Israel Batista (PDT), Rejane Pitanga (PT), Roney Nemer (PMDB), Washington Mesquita (PSDB), Wasny de Roure (PT) e Wellington Luiz (PSC).

Além disso, o Governo encaminhou a Câmara mensagem pedindo a retirada de tramitação de todos os Projetos de autoria do Executivo. Ao todo cerca de 160 propostas devem ser devolvidas ao GDF. A medida foi adotada para que o Executivo possa avaliar minuciosamente cada uma das proposições e fazer alguns ajustes nos projetos. Dessa forma, a pauta da CLDF deu uma boa esvaziada, pois além da saída, ainda que temporária, dos projetos do Executivo foram arquivadas as proposições de legislaturas passadas que ainda não tinham sido votadas em Comissões de Mérito, como roga o Regimento Interno da Casa.

A CPI é um fato novo e encabeçado pelo próprio PT, este certamente já tomou conhecimento de irregularidades e quer investigar para, ao final, colher os louros das lambanças que envolvem o PRÓ-DF. Acontece que o fato coloca mais pimenta nas relações da base aliada do Governo, complicando o “meio de campo” logo no começo do jogo. Isso pode comprometer o início dos trabalhos da CLDF e prejudicar a celeridade das prioridades do Governo. Como existem muitos políticos da base que detinham influência política em Governos anteriores, os mesmos devem se movimentar para acompanhar de perto as investigações, em detrimento dos trabalhos cotidianos da Casa. O GDF deve mesmo reavaliar certas posições, ou articula cm um líder forte, ou terá dificuldades com a própria base.

Nenhum comentário:

Postar um comentário