terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Crônica de férias do Blog do Josias de Souza, da Folha: Para ‘desencarnar’ do síndico Sol, blog tira uma folga



O Brasil vai trocar de síndico. Vem aí a síndica. Ela acena com a manutenção da gestão dele, aprovada pela maioria dos condôminos. Há, porém, dúvidas.


Os inquilinos se habituaram ao bem-bom. Há oito anos que ninguém precisa acordar cedo para acender as caldeiras e verificar se o Brasil roda no ritmo da Terra.


Como nunca antes na história desse país, o síndico cuidou de tudo. Sol do povo, zelou para que a nação girasse em torno dele e do seu próprio eixo.


Bem verdade que as taxas de administração subiram. Mas –que diabo!— era preciso corrigir as distorções da administração que veio antes.


Disseminara-se a impressão de que moradores de alguns andares eram mais bem tratados que os de outros. Daí a reviravolta da assembléia geral de 2002.


Reconduzido em 2006 a despeito da degradação moral de 2005, Sol da Silva preparou a assembléia de 2010. De porta em porta, vendeu a nova síndica.


Alegou que a volta dos velhos gestores submeteria o condomínio a graves riscos. A gestão seria privatizada. O país sairia de sua órbita.


Os dias ficariam mais curtos, as noites seriam intermináveis. Houve quem alegasse que não seria bem assim.


Recordou-se que os ex-administradores também tiveram méritos. O intelectual emplumado estabilizara as contas.


Antes dele, Deus, afinal o proprietário de tudo, provera a infraestrutura básica: as correntes marítimas, os ventos, as estações do ano...


Porém, como um Salvador que houvesse descido à Terra antes do Juízo Final, o síndico Sol apropriou-se de todas as virtudes e emplacou sua discípula.


Agora, ele diz que vai “desencarnar”. Algo que inquieta e suscita interrogações: Quem vai acender as caldeiras de madrugada?


Quem vai conferir se o Brasil gira na velocidade apropriada? Quem será capaz de garantir que as estações do ano virão na ordem correta?


Imerso em tantas dúvidas, o signatário do blog viu-se compelido a tirar uma folga. Fugiu de Brasília para analisar os riscos que assediam a galáxia.


Neste domingo (19), primeiro dia de seu descanso analítico, já a quilômetros de distância da Capital, o repórter foi como que apaziguado por suas reflexões.


Concluiu: tomado por sua movimentação e pela quantidade de discípulos que plantou ao redor da sucessora, o Todo Poderoso síndico não vai morrer.


Desencarnado pela contingência constitucional, que impõe limites à felicidade, Sol da Silva ressuscitará no sétimo dia. Ou antes disso.


A ressurreição não elimina os perigos previstos na escatologia cristã. Mas, havendo um Apocalipse, o velho síndico sempre poderá retornar em 2014.


Até lá, Sarney, o PMDB e todo o etc. que compõe as adjacências ajudarão a preservar a governabilidade do prédio.


- Em tempo: já convencido de que o universo está salvo, o repórter retornará em breve a este recanto virtual, a tempo para cobrir a posse da "nova" síndica.


Antes, compromete-se a passar por aqui de raro em raro, para atualizar as caixas de comentários e as manchetes do dia. O blog, como o condomínio, não pode parar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário