quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Com 10 nomes confirmados Administrações Regionais seguem na "barganha" político-partidária

Do Blog da Paola Lima, por Marcella Oliveira, Comentário Meu:

Os dez primeiros nomes de administradores regionais foram confirmados nesta terça-feira (28) pelo governador eleito Agnelo Queiroz (PT). Sete são indicações do PT, três já ocuparam o cargo para o qual foram destinados e um fez parte da equipe do ex-governador José Roberto Arruda.
Apesar da indicação petista, parte do diretório do partido em Brazlândia não está satisfeito com o nome do procurador do DF José Luiz Ramos, cargo que ocupou no governo Cristovam. Acusam Ramos de não fazer parte do grupo petista há muitos anos e de não ter participado efetivamente da campanha de Agnelo.

Já no Cruzeiro, Agnelo atendeu a comunidade e nomeou o servidor público Salin Siddartha, que foi administrador no governo Rosso. Dos anunciados, há também um resquício do governo Arruda. João Hermeto de Oliveira (PMDB), que estava cotado para a administração de Santa Maria, comandará novamente a Candangolândia, como no governo do ex-democrata.Os deputados do PT também participaram das escolhas. Chico Leite sugeriu o administrador de empresas José Júlio para Águas Claras e Paulo Tadeu indicou sua ex-chefe de gabinete, Maria América Menezes, para Sobradinho, seu reduto eleitoral.

O PCdoB ficou com a administração de Brasília, ocupada por Messias de Souza, e o PSB comandará Taguatinga, com o pastor Daniel de Castro.

Quem ajudou Agnelo na campanha foi recompensado. Ceilândia será comandada pelo petista Aridelson Sebastião de Almeida, que teve papel importante na campanha. O empresário Adauto de Almeida Rodrigues dirigirá o Gama, região onde mobilizou o empresariado local para apoiar Agnelo. A professora Maria do Socorro Torquato, esposa do presidente regional do PT, Roberto Policarpo,ficou com a administração da Estrutural.

Confira os nomes confirmados:

Águas Claras - José Júlio de Oliveira, do PT
Brasília - Messias de Souza, do PCdoB
Brazlândia - José Luiz Ramos, procurador do DF
Candangolândia - João Hermeto de Oliveira, do PMDB
Ceilândia - Aridelson Sebastião de Almeida, do PT
Cruzeiro - Salin Siddartha, do PT
Estrutural - Maria do Socorro Torquato, do PT
Gama - Adauto de Almeida Rodrigues, do PT
Sobradinho - Maria América Menezes, ex-chefe de gabinete do deputado Paulo Tadeu
Taguatinga - Daniel de Castro, do PSB

A expectativa é que sejam anunciados os outros 20 administradores regionais até esta quarta-feira (29). No próximo sábado (1), os administradores tomam posse nos cargos, junto com o governador, vice e secretários de Estado.
MEU COMENTÁRIO:
Agnelo tem conseguido administrar razoavelmente a disputa pelos cargos públicos motivada por interesses políticos e econômicos, mas já cometeu duas distorções do que tinha prometido em campanha. A primeira foi ter nomeado um Secretário de Saúde, lembrando que ele prometeu em campanha que seria ele o Secretário de Saúde até que o caos da saúde no DF fosse resolvido. A segunda foi ter feito das Administrações Regionais uma barganha para consolidar espaço político e abrigar a companheirada no Governo.
Além do Governador, temos a consolidação de espaço significativo no Governo, como "Homens Fortes", do Vice e Presidente do PMDB, Tadeu Filippelli, além do petista Paulo Tadeu. As cartas serão dadas por esses atores, os restantes serão meros figurantes.
Essas ações autoritárias podem atrapalhar na Governabilidade que o futuro Governo começa a estabelecer. A interlocução dos setores organizados da economia junto ao Governo passa a ser mais complexa e a ficar mais onerosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário