segunda-feira, 18 de outubro de 2010

PV e Marina não apoiarão nem Serra, nem Dilma, mas seu eleitorado prefere Serra, diz DataFolha

Por Tiago Monteiro Tavares:

Em meio ao “turbilhão” em que se encontra a campanha Presidencial do 2° Turno, o Partido Verde (PV), de Marina Silva, anunciou ontem (17/10) que não irá apoiar nenhum dos dois projetos dos candidatos que continuam na disputa, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB).

Em reunião com delegados partidários ontem em São Paulo, o PV decidiu por 88 X 4 (92 delegados aptos ao voto) que se manterá neutro, porem, militantes e políticos do Partido poderão se manifestar como quiserem, desde que não usem o Partido.

Trechos da Carta lida por Marina Silva, extraído do site do PV:

“Quero afirmar que o fato de não ter optado por um alinhamento neste momento não significa neutralidade em relação aos rumos da campanha. Creio mesmo que uma posição de independência, reafirmando ideias e propostas, é a melhor forma de contribuir com o povo brasileiro”, afirmou Marina.

No documento, a senadora chamou a atenção para a história republicana do Brasil: “Vemos que ela é marcada pelo signo da dualidade, expressa sempre pela redução da disputa política ao confronto de duas forças determinadas a tornar hegemônico e excludente o poder de Estado. Republicanos X monarquistas, UDN X PSD, MDB X Arena e, agora, PT X PSDB”.

“Há que se perguntar por que PT e PSDB estão nessa lista. É uma ironia da História: dois partidos nascidos para afirmar a diversidade da sociedade brasileira, para quebrar a dualidade existente à época de suas formações, se deixaram capturar pela lógica do embate entre si até as últimas conseqüências”, afirmou a ex-presidenciável.

A votação expressiva no projeto representado por minha candidatura e de Guilherme Leal sinaliza, sem dúvida, o desejo de um fazer político diferente”.

“Se soubermos aproveitá-la com humildade e sabedoria, a realização do segundo turno, tendo havido um terceiro concorrente com quase 20 milhões de votos, pode contribuir decisivamente para quebrar a dualidade histórica que tanto tem limitado os avanços políticos em nosso país”, disse.

Dessa forma, a conquista dos votos de Marina continua acirrada. Segundo pesquisa DataFolha, 51% dos eleitores de Marina (1° Turno) dizem que optarão por José Serra no segundo turno. Preferem Dilma Rousseff (PT) 22%, enquanto 18% se dizem indecisos e 9% pretendem votar em branco ou anular o voto.

A disputa continua em condições de igualdade, como disse esse blog no começo do 2° Turno antes do reinício do horário eleitoral. Serra está em alta, de modo a estar no mesmo “patamar” de Dilma. A Campanha com status de “ascendente” favorece serra nesse momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário