sexta-feira, 1 de outubro de 2010

A força do "PICOLÉ DE CHUCHU"

Por Tiago Monteiro Tavares:

Na última eleição em 2006 um “jargão” foi atribuído ao então candidato tucano a Presidência da República, Geraldo Alckmin, o “Picolé de Chuchu”! O tal apelidinho significa que ele não “tem paladar”, é sem sal, sem açúcar, ou seja, não faz a diferença. Essa foi a expressão utilizada para explicar sua derrota em 2º turno, conseguindo obter menos votos do que obteve em 1º turno. Injustamente ou não, Alckmin foi taxado como sendo o responsável direto pela sua derrota nas urnas, mas será mesmo que ele era tão ruim assim?

Ao compararmos o atual cenário político poderemos observar claramente que Alckmin não teve um desempenho ruim no pleito, nem sequer foi o responsável direto pela sua derrota. Não podemos esquecer que seu adversário era o “folclórico” Lula, o “cara” do Brasil! Atualmente, José Serra está penando, fazendo das “tripas, coração” para tentar chegar ao 2º turno com Dilma Rousseff, a mulher que até 6 meses atrás era apenas uma Ministra que nunca foi eleita a nada e nem era conhecida nacionalmente, o poste que o “seu Lula”, Coronel do Brasil, resolveu eleger como sendo a sua “Presidenta Interina”, que comandará a farra petista até o próximo “jogo”.
Dilma é tão ruim quanto a qualidade da saúde pública brasileira! É pior que “encoxar a mãe no tanque”, como dizem os lendários contos de adolescentes.

Alckmin terminou o segundo turno em 2006 com menos votos do que obteve no primeiro turno, quando obteve 39,9 milhões de votos. Fechou a campanha do segundo turno com 37,5 milhões (41,63 %), o que significa uma perda de 2,4 milhões de votos. Lula chegou ao segundo turno com uma votação de 46,6 milhões de votos (48,06 %). Ao final da apuração da segunda rodada, obteve mais de 58,2 milhões de votos, um acréscimo de mais de 11 milhões de votos. Em 2002, quando Lula disputou o segundo turno com José Serra (PSDB), o petista teve 52,8 milhões de votos, 13,3 milhões a mais que no primeiro turno daquele ano. Já Serra ficou com 33,4 milhões de votos, 13,7 milhões a mais do que obteve na primeira votação.

Na ocasião da derrota em 2006, o dossiê anti-tucano ajudou Alckmin a chegar no 2º Turno, mais o tucanato não conseguiu dar um desfecho para o caso, perdendo apoio nas urnas. Em 2002, Serra tinha a “máquina pública” na mão e mesmo assim conseguiu apenas 20 milhões de votos no 1º Turno, 20 milhões de votos a menos do que em relação a Alckmin em 2006.


Hoje, Geraldo Alckmin lidera as pesquisas para Governador de São Paulo, com 49 % das intenções de voto, contra 27 % do seu adversário Aloizio Mercadante (PT). Já José Serra tem apenas 28 % das intenções de voto para Presidente, perdendo para Dilma Rousseff com 47 %.
No debate da TV Globo ontem (30/09), Serra preferiu não atacar Dilma, que por sua vez teve um péssimo desempenho e, por conta própria! Dilma tem sido questionada sobre sua opinião favorável ao aborto. O tucano não aproveitou para questionar Dilma e acabou perdendo a oportunidade de causar uma tempestade na campanha da petista.

De uma coisa pareço estar convencido: Geraldo Alckmin teve um excelente desempenho frente ao Lula, já José Serra terá um péssimo desempenho frente a Dilma Rousseff, mesmo que venha a ganhar a eleição! Assim, o “Picolé de Chuchu”, parece ser originário da péssima capacidade de ser oposição do PSDB, não fazendo “jus” a Geraldo Alckmin, que agora mostra força e revela um desempenho excelente em 2006, resguardada as condicionantes da ocasião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário