quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Clima quente no Debate sobre o Setor Produtivo promovido pela ACDF

Por Tiago Monteiro Tavares - foto Roberval Eduão:

O debate promovido ontem (01/09) pela Associação Comercial do DF (ACDF), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF (FECOMÉRCIO-DF), o Jornal Alô Brasília e a TV Gênesis foi quente e divertido. Estiveram presentes: Agnelo Queiroz (PT), Eduardo Brandão (PV), Joaquim Roriz (PSC) e Toninho do Psol (PSOL).

Mediado pelo cientista político e coordenador do curso de Ciência Política da UDF, Leonardo Barreto, o primeiro bloco foi dedicado a uma pergunta feita por internautas do portal do Jornal Alô Brasília, referente ao problema do trânsito, especificamente dos estacionamentos. Todos candidatos responderam. Roriz diz que vai fazer uma cidade subterrânea para acomodar 20 mil carros. Agnelo quer tirar carros da rua melhorando o transporte público. Toninho defende o transporte solidário. Eduardo Brandão prometeu nova licitação e melhora da frota de ônibus.

A coisa ficou quente no segundo bloco. Roriz foi sorteado a perguntar sobre a questão tributária para Eduardo Brandão, perguntando-o se ele pretende aumentar impostos. Brandão: “Vim decidido a não perguntar nem responder questões de quem eu não considero candidato e não tem registro de candidatura”. Roriz respondeu: “Se não sou candidato, que a organização do debate me dispense. Quem me convidou. Quem me convidou foi a coordenação do debate, candidato, não foi o senhor”.

Toninho perguntou para Agnelo o que ele pretende fazer para solucionar a questão dos alvarás de funcionamento do comércio. O candidato do PT prometeu lutar contra as invasões de terra e culpou o Governo pela situação dos alvarás. Disse que resolverá o problema, só esqueceu de falar como. Toninho do PSOL respondeu a Eduardo Brandão (PV) sobre segurança no comércio, prometendo a volta da dupla de policiais Cosme e Damião.

Mais boa mesmo foi a última pergunta entre os candidatos: Agnelo perguntou a Roriz: “Candidato impugnado, por que o senhor que cita grandes obras não construiu os estacionamentos subterrâneos no Plano Piloto no seu governo passado?” Roriz não deixou por menos: “Candidato derrotado, vou construir o estacionamento no meu governo, e não tenha dúvida de que vou buscar recursos e realizar essa obra, porque Brasília precisa de obras grandes” ... “Sou candidato ao GDF, pensar pequeno é coisa de quem quer ser candidato a prefeito de cidade de interior. Eu quero governar a capital do país”.

Esses fatos deixaram o público atento a todo debate, que na TV parecia tudo tranqüilo. O evento foi prestigiado por lideranças empresariais e políticos.

É inevitável que candidatos se ataquem durante debates. Em tempos de escassez de recursos para a campanha e em meio a empresários todos querem mostrar-se como candidato mais viável. Uma coisa é certa.. quem fala o que qué, ouve o que não qué!

Nenhum comentário:

Postar um comentário