terça-feira, 15 de junho de 2010

SERRA E DILMA: SLOGANS EXATAMENTE IGUAIS! POR QUÊ?

Do Blog de César Maia, grifos meu:

1. Os slogans de Serra e Dilma afirmam a mesmíssima coisa. Continuar e mudar. Continuar e avançar. O de Serra diz: "O Brasil pode mais". O de Dilma diz: "Seguir mudando". Na prática, os dois afirmam continuidade com mudança.

2. Curiosa a análise das equipes de comunicação. O que se esperava do slogan de Dilma era continuidade sem adjetivos. O que se esperava de Serra era mudança sem substantivos. Por que ambos -no fundo- falam da mesma coisa?

3. O slogan de Dilma pode gerar alguma confusão: mudar para que? Mudar para onde? Mudanças não são continuidade. O de Serra pode gerar alguma confusão: fazer mais o que? Mais do mesmo? Mais de outra coisa? Como o de Serra veio antes, pode ser que o de Dilma tenha este objetivo: dizer o mesmo de outra forma.

4. Os dois slogans acompanham uma tendência das eleições nos países desenvolvidos. Fazer um slogan mobilizador sem indicar temas. Se ajustando aos slogans de Obama e Merkel, o de Serra poderia ser: Podemos Mais. E o de Dilma, Seguindo Juntos.

5. Agora, cabe às pesquisas qualitativas ajudar a saber o que os eleitores vão entender de um ou outro slogan. E ir as ruas perguntar o mesmo.

Ambas campanhas tiveram no último final de semana sua aprovação referendada pelas convenções partidárias nacionais do PSDB e PT, ambas pecaram.

Serra disse em seu discurso: "
Não tenho esquemas, não tenho máquinas oficiais, não tenho patotas corporativas, não tenho padrinhos, não tenho esquadrões de militantes pagos com dinheiro público. Tenho apenas a minha história de vida, minha biografia. Não comecei ontem e não caí de pára-quedas. Apresentei-me ao povo brasileiro, fui votado, exerci cargos, me submeti ao julgamento da população, fui aprovado e votado de novo". Será que Serra se esqueceu que era Governador do maior Estado da Federação até mês passado? Dizer que não tem padrinhos e nem patotas corporativas? PURA HIPOCRISIA!!!

Dilma disse: "
A energia, companheiros e companheiras, que move esta grande festa brasileira, é a força do trabalho. É a força do sonho de um povo que sempre lutou e jamais perdeu a esperança. E que levou a presidência um trabalhador que provou que um novo Brasil é possível. Um Brasil justo, um Brasil forte, um Brasil democrático, um Brasil independente. Cheio de oportunidades para todas as brasileiras e os brasileiros. E não é por acaso que, depois desse grande homem, ele pode ser governado por uma mulher. Um Brasil de Lula com a alma e coração de mulher". Será que Dilma se esqueceu que era lider de movimento guerrilheiro armado, financiado por grandes assaltos à bancos e sequestros estapafúrdios como do embaixador americano no Rio? Onde está essa "alma e coração de mulher"? Ou será que ela se esqueceu dos distratos aos funcionários de alto escalão do Governo na frente de autoridades nacionais e internacionais que frequentemente se repetia ao longo dos últimos 5 anos? PURA HIPOCRISIA!!!

Esperamos que no desenrolar da campanha ambos candidatos (favoritos) se preocupem mais em mostrar o que pretendem fazer e como vão fazer do que disseminar sob a pobre massa desfavorecida da nação brasileira mentiras e hipocrisias como podemos ver nos discursos do final da semana passada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário