O instituto de pesquisa Vox Populi divulgou sábado (15/05) nova pesquisa de intenção de votos para Presidência da República.
Dilma Rousseff (PT) 38%
José Serra (PSDB) 35%
Marina Silva (PV) 08%
Brancos/nulos 08%
Indesisos 11%
José Serra (PSDB) 35%
Marina Silva (PV) 08%
Brancos/nulos 08%
Indesisos 11%
Pela primeira vez a candidata governista Dilma Rousseff aparece liderando uma pesquisa, fato relacionado as últimas inserções na TV no programa do PT, onde a candidata foi o único destaque. Dilma utilizou de uma boa estratégia, falando sobre o problema das drogas, em especial do Crack, aproveitando o lançamento da campanha nacional anti-drogas que será lançada essa semana pelo Governo Fedearal.
Esses dois fatos, os comerciais na TV na véspera da pesquisa e o lançamento da campanha nacional anti-drogas, foram os pontos chave da estratégia de crescimento da campanha de Dilma. Por enquanto, só os comerciais já foram suficientes para dar a liderança a petista.
O que ainda não pode ser explicado é se o resultado pode ser considerado estável, consolidado. Certamente representa mais um sinal de alerta para oposição, que deve agora se preocupar em consolidar o apoio das lideranças partidárias (e comunitárias) para "cristalizar", ou seja, sustentar a vantagem que se tinha.
Analiticamente o momento não é favorável, pois estamos a mais de 4 meses das eleições e temos uma Copa do Mundo no período, fato que distancia os eleitores do processo eleitoral. Assim, as pesquisas do período podem gerar distorções, tendo em vista o desinteresse (momentâneo) e a "má" vontade de responder pesquisa faltando certo tempo até as eleições.
O que ainda não pode ser explicado é se o resultado pode ser considerado estável, consolidado. Certamente representa mais um sinal de alerta para oposição, que deve agora se preocupar em consolidar o apoio das lideranças partidárias (e comunitárias) para "cristalizar", ou seja, sustentar a vantagem que se tinha.
Analiticamente o momento não é favorável, pois estamos a mais de 4 meses das eleições e temos uma Copa do Mundo no período, fato que distancia os eleitores do processo eleitoral. Assim, as pesquisas do período podem gerar distorções, tendo em vista o desinteresse (momentâneo) e a "má" vontade de responder pesquisa faltando certo tempo até as eleições.
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