domingo, 18 de abril de 2010

Pesquisa DataFolha dá vantagem de 10% a Serra


O Instituto de Pesquisa DataFolha publicou ontem (17/04) nova pesquisa da disputa pela Presidência da República. Os resultados são bem diferentes dos apresentados por outros institutos, dando margem de 10% de diferança entre José Serra do PSDB e Dilma Rousseff do PT.

Serra (PSDB) tem 38% das intenções de voto; Dilma Rousseff (PT) 28%; Marina Silva (PV)10% e Ciro Gomes (PSB) 9%.
Os indecisos ou sem candidato (branco, nulo, não sabe ou não opinou) somam 15%. A pesquisa foi encomendada pela Folha da Manhã S/A, realizada entre a última quinta e sexta feira (15 e 16/04)e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo 8383/2010.
A diferença existente entre os institutos de pesquisa pode revelar alguma ingerência por parte de um ou outro instituto nos questionários aplicados. Na p´roxima quarta feira deverá ser publicada uma nova pesquisa do IBOPE, que servirá como prova dos sete das pesquisa s eleitorais.
Como a pesquisa foi realizada após o lançamento da campanha de Serra e depois de quatro situações constrangedoras protagonizadas por Dilma e Lula (discurso PCdoB - ofensa ao judiciári0-/discurso ABC -ofensa ao exílio político/ Dilmaasia em Minas e Reunião em Fortaleza), os resultados podem ter refletido a postura da candidata governista na última semana, embora seja pouco provável uma resposta tão rápida.
O foco das campanhas só será estabelecido após cada chapa identificar a postura de seus candidatos nesse período entre a desimcompatibilização e o início da campanha, determinando o nível de agregação entre cada promessa ou opinião do candidato e o seu reflexo nas pesquisas eleitorais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário