terça-feira, 20 de abril de 2010

Ideologia partidária (sugestão de leitor)

Em resposta ao leitor José Carlos Araújo, o blog manifesta sua opinião referente a ideologia dos partidos políticos. Como confiar nos partidos polítcos?
É fato que vivemos em um Estado democrático de direito, onde a representação política se dá exclusivamente através dos partidos políticos. A partir disso, existem algumas regras para que se possa fundar um partido, sendo totalmente possível que qualquer grupo social funde uma agremiação partidária. Além disso, o sistema político brasileiro é multipartidário, hoje temos 29 partidos políticos no Brasil, 19 com representação política no Congresso Nacional.
Na democracia representativa multipartidária, o fundamento é o de que cada segmento social seja representado por partidos políticos. Assim, cada ideologia, cada brasileiro, poderia se identificar e se sentir representado por um partido político.
Também é sabido, que nosso sistema político e nossa cultura favorecem a figura do candidato e não do partido, enfraquecendo o mesmo e gerando uma distorção na empregabilidade de sua ideologia. Portanto, essa questão específica da falta de identificação e empregabilidade da ideologia representada pelos partidos só pode ser corrigida com uma reforma no sistema político vigente, no sentido de fortalecer os partidos, fato que muitos discordam.
Quanto ao voto de um parlamentar pertencente a uma sigla partidária em uma proposição ou qualquer outra questão ligada a outro partido dentro do parlamento, consiste na liberdade que o representante possui de se posicionar da forma como entende ser a correta ou que melhor atende ao interesse coletivo. Essa liberdade nem sempre é respeitada pelos partidos, que costumam cobrar de seus parlamentares uma posição conjunta do partido, que de certo modo fere a liberdade que o representante possui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário