terça-feira, 9 de março de 2010

OMC autoriza o Brasil a aplicar retaliações comerciais aos EUA

A Organização Mundial do Comércio (OMC) autorizou o Brasil a aplicar sanções ou retaliações comerciais aos Estados Unidos da América em virtude do subsídio dado pelo governo americano aos produtores de algodão, caracterizando concorrência desleal ao algodão produzido no Brasil.

A retalização poderá ser aplicada em 30 dias e a medida aumentará a incidência de impostos sobre produtos americanos.

Clique aqui para acompanhar os 102 itens que sofrerão aumento de impostos.

O Governo brasileiro espera que os americanos apresentem uma contraproposta para que se chegue a um consenso e as sanções não sejam aplicadas.

Essa briga na OMC já durava cerca de 8 anos e já foi pauta de diversas negociações, porém o consenso nunca foi alcançado. Agora que a disputa foi vencida pelo Brasil os americanos devem negociar uma possível redução aos incentivos dados aos produtores de algodão.

Fato que merece reflexão consiste nas "batalhas" travadas pela diplomacia brasileira com o Governo americano. Somente essa semana temos duas: o apoio ao programa nuclear iraniano e a questão do subsídio ao algodão, grandes batalhas.

O Brasil é um país ascendente, que está se tornando mais relevante e poderoso, contudo, não podemos esquecer que a hegemonia americana ainda prevalece. No final de semana o Presidente Lula declarou que só recebeu a secretária de estado americana, Hillary Clinton, porque o ministro Celso Amorim pediu caso contrário, não receberia.

A pergunta que fica é: até quando os americanos vão permanecer no clima de "paz e amor"? Sanções comerciais e tecnológicas podem ser aplicadas ao Brasil e ai..... só Deus sabe o que pode acontecer!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário