quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Distritais querem criar CPI para investigar as denúncias contra o Governador do DF Agnelo Queiroz

Da Coordenadoria de Comunicação Social da CLDF, comentário meu:

Deputados distritais de oposição ao Governo Agnelo defenderam ontem (18) a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar as denúncias de corrupção feitas recentemente pelo ex-militante do PCdoB, João Dias, à imprensa. As denúncias atingem o ministro do Esporte, Orlando Silva, e envolvem o governador Agnelo Queiroz, ex-ministro daquela pasta. A deputada Celina Leão (PSD) informou que já conseguiu cinco assinaturas. De acordo com a Lei Orgânica, são necessárias oito para a instauração da CPI.

A deputada Liliane Roriz (PRTB) cobrou explicações do governador em relação às denúncias, publicadas na última edição da revista Veja. "Como jornalista, sei que foi muita coragem dedicar seis páginas ao assunto. As denúncias são gravíssimas e precisam ser apuradas. O DF não pode mergulhar em outra crise", defendeu.

Também a deputada Eliana Pedrosa (PSD) cobrou "apuração rigorosa" das acusações feitas na imprensa pelo ex-militante do PCdoB. "Houve contrapartida do GDF para receber os recursos do programa Segundo Tempo, do Ministério do Esporte. E temos que investigar se houve prejuízos aos cofres públicos", cobrou.

"Postura de apuração" - O líder do PT, deputado Chico Vigilante (PT), informou aos colegas oposicionistas que todas as denúncias envolvendo o Ministério do Esporte, como também o governo local, serão investigadas. "A postura determinada pela presidente Dilma é de total apuração. Ninguém será poupado", garantiu o distrital, manifestando confiança na inocência de Agnelo em relação a qualquer ato ilegal.

O líder do governo, Wasny de Roure (PT), considerou como "legítimo" o direito de a oposição buscar assinaturas para a criação da CPI. Afirmou, contudo, que não assinaria o requerimento, pois “não houve comprometimento de recursos do DF nas denúncias sobre o programa Segundo Tempo”.

Meu Comentário:

O clima de tensão toma conta novamente dos bastidores da política local. Com as denúncias o Governador Agnelo Queiroz optou por seguir postura diferente do Ministro dos Esportes, Orlando Silva, que decidiu rapidamente ir espontaneamente ao Congresso Nacional dar explicações públicas. Aliás, foram as declarações do Ministro que fez o “clima” fechar para Agnelo, pois segundo Silva, ele só recebeu o denunciante João Dias a pedido de Agnelo, na época Ministro dos Esportes.

Em qualquer situação de crise o 1° passo é saber lidar com a mídia. Essa nunca divulga totalmente as informações que tem, vão fazendo de maneira gradativa para assegurar maior impacto. Agnelo começou pecando, preferiu não falar com a imprensa, quem dirá ir espontaneamente à Câmara Legislativa.

O Governador parece ter se esquecido da crise política da Caixa de Pandora! Apesar da Câmara Legislativa ter maioria governista é em seu âmbito que o mandato do Governador pode ser cassado. Agnelo não anda ouvindo muito os parlamentares e, estrategicamente, deveria creditar confiança na Câmara e se explicar logo, para não dar margem a crise institucional.

Como diz o ditado: “Deus ajuda quem cedo madruga”! Sua ida à Câmara aumentaria o apoio parlamentar e evitaria um enfraquecimento direto em sua base de apoio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário