terça-feira, 16 de agosto de 2011

Lançada a "pedra Fundamental" da era Lula: Instituto Lula

Da Folha de São Paulo, comentário meu:

O ex-presidente Lula convocou dois ministros do governo Dilma Rousseff para seu Instituto Lula, cuja criação foi formalizada ontem a portas fechadas.

Ele não divulgou o texto do estatuto nem o orçamento da entidade.Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia) e Celso Amorim (Defesa) se dividirão entre a Esplanada e a organização, que substitui o Instituto Cidadania e dará suporte às atividades políticas do petista.Oito ministros da gestão Lula também foram convidados: Franklin Martins, Márcio Thomaz Bastos, Miguel Jorge, Nilcéa Freire, Sérgio Rezende, Walfrido dos Mares Guia, Luiz Dulci e Paulo Vannuchi.Os dois últimos integram a direção da entidade, junto com a ex-assessora da Presidência Clara Ant, o deputado José de Filippi (PT-SP) e o ex-presidente do Sebrae Paulo Okamotto, que assumiu o cargo de diretor-presidente.

Lula será o presidente de honra do instituto, cargo simbólico que já exerce no PT. No total, a entidade terá 38 sócios, incluindo a ex-primeira-dama Marisa Letícia e o presidente do PT, Rui Falcão.

O estatuto, que não foi divulgado na íntegra, prevê a assinatura de convênios com empresas e com o poder público. Okamotto disse, porém, que a orientação é não pedir recursos ao governo brasileiro."Os sócios não recebem nada. As pessoas que trabalharem para o instituto de forma integral vão receber salário", afirmou. Lula, que já recebe salário do PT e cobra por palestras, não está nesta lista.A reunião que criou o instituto foi feita a portas fechadas num hotel da zona sul de São Paulo. Lula não deu entrevista e orientou os sócios a não falar sobre o valor que planeja captar para bancar a entidade.


Meu Comentário

A reestruturação política de Lula está na fase de lançamento de sua “Pedra Fundamental”. Como as obras e suas pedras fundamentais inauguradas em seu governo, ainda é cedo pra dizer se o objetivo será atingido.

Uma coisa é certa: Lula segue mobilizando forças políticas para atender ao seu projeto pessoal, o poder! Como dois e dois são quatros, as pressões ao Governo Dilma partirão sempre com um peso maior do que o real, o peso de Lula.

O “Ex-Cara” sempre irá mobilizar ação política para que Dilma sinta-se sempre na necessidade de tê-lo por perto, de um jeito ou de outro, querendo ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário