sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Jobim deixa Ministério da Defesa depois de declarações contra as Ministras de Dilma. Parece mais um aviso do que uma crítica!

Por Tiago Monteiro Tavares:

A Presidente Dilma Rousseff enfrenta nova onda de “reformas” nas posições do Governo. Após críticas proferidas às ministras de Relações Institucionais, Ideli Salvatti (é muito fraquinha), e da Casa Civil, Gleisi Hofmann (sequer conhece Brasília) em entrevista a Revista Piauí, o agora ex-ministro da Defesa, Nelson Jobim, deixou o cargo. Jobim já havia alfinetado o Governo duas outras vezes: declarou voto em José Serra na eleição de 2010 e disse a seguinte frase nas comemorações do Ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso:Citando Nelson Rodrigues. “Ele dizia que, no seu tempo, os idiotas chegavam devagar e ficavam quietos. O que se percebe hoje, Fernando, é que os idiotas perderam a modéstia”, afirmou. “E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento”.

No lugar dele assume o ex-Ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. Amorim reúne condições para comandar o importante Ministério da Defesa, mas deve enfrentar resistência junto aos militares, principalmente, por suas relações com regimes ditatoriais como o Irâ, Cuba e “Venezuela”, além de posições diversas quanto a instalação da Comissão da Verdade que irá trazer á tona questões sigilosas da época da ditadura.

Aliás, essas posições relativas a Comissão da Verdade foram as responsáveis pela antipatia de Jobim junto à Ideli e Gleisi, favoráveis a questão.

Uma coisa é certa: as declarações de Jobim são compartilhadas por um grande grupo de políticos.

Ideli tem animosidades no Senado, resquícios da época em que era Senadora. Esse blog adiantou isso quando da nomeação de Ideli à frente das Relações Institucionais (vide postagem: Temporada de Cortes: tratoristas Gleisi Hoffman e Ideli Salvati farão "aragem" na Esplanada).

Ao comentar as mudanças, o Ex-Presidente e atual Presidente do Senado, José Sarney, evidenciou o que pensa sobre Ideli:Eu não li ainda essas declarações, mas o que posso dizer é que o ministro Jobim é um homem muito experiente, muito equilibrado. Jamais faria comentário qualquer que pudesse atingir as pessoas ou pudesse atingir o governo. Eu acho até que esta [declaração] não combina com a ministra Ideli porque a Ideli é até bem gordinha, não é bem fraquinha” – afirmou.

Ontem à noite, após a queda de Jobim, a Ministra Ideli anunciou que o Governo vai liberar R$ 150 milhões relativos a emendas parlamentares que estavam no pacote de cortes. Foi a forma encontrada para por fim ao clima de desunião da base governista e estancar a proliferação da repercussão da saída de Jobim.

As Relações Institucionais de Dilma prometem, de fato, “arar” a Esplanada dos Ministérios!

Nenhum comentário:

Postar um comentário