segunda-feira, 20 de junho de 2011

PSD perto de se formalizar e começar entre os 4 maiores partidos do Brasil

A criação do Partido Social Democrático (PSD), ou sua “recriação”- O PSD existiu entre os anos de 1945 a 1965, sendo fundado por Getúlio Vargas. Elegeu Presidentes como Juscelino Kubitschek e Eurico Gaspar Dutra, foi extinto pela ditadura militar em 65 através do Ato Institucional n°5 AI5 – está perto de se concretizar.

O prefeito de São Paulo e fundador do PSD, Gilberto Kassab, disse neste domingo (19), por meio de seu perfil no microblog Twitter, que alcançou perto de 1,1 milhão de assinaturas de apoio à criação do partido. Destas, 100 mil já estão certificadas. Para criar o PSD, anunciado em 21 de março deste ano, Kassab precisa de aproximadamente 500 mil assinaturas em todo o país - cerca de 0,5% do total de eleitores que participaram das eleições para deputado federal em 2010.

De acordo com a lei federal 9.096, de 1995, só é admitido o registro do estatuto de partido político que tenha caráter nacional. A prova do apoio mínimo de eleitores é feita por meio de suas assinaturas, com menção ao número do respectivo título eleitoral, em listas organizadas para cada zona, sendo a veracidade das respectivas assinaturas e o número dos títulos atestados pelo escrivão eleitoral.

Em meio a denúncias de que servidores públicos de São Paulo estariam utilizando a máquina administrativa para pedir assinaturas em favor da criação do partido, Kassab disse que determinou a abertura de uma investigação interna na Prefeitura de São Paulo para apurar as denúncias. O PT organiza uma coleta de assinaturas na Câmara Municipal de SP para criar uma CPI para investigar as denúncias.

Meu Comentário

O PSD já nasce como um grande partido. Primeiro pela escolha do nome em homenagem a Juscelino e Vargas, depois pela boa articulação que Kassab conseguiu reunir entorno da criação da nova sigla.

Com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que definiu que os políticos interessados em se filiar a um partido recém-criado, poderão fazê-lo em até 30 dias após o registro do estatuto da nova sigla junto à Justiça, sem que isso possa acarretar em infidelidade partidária, o partido ganhou ainda mais fôlego. O registro deve acontecer até o começo de agosto e os políticos que pretendem alçar vôos mais altos ficaram animados com a janela aberta.

Dessa forma, o PSD tem perspectivas de “iniciar seus trabalhos” com uma bancada de cerca de 50 deputados federais, 3 senadores, 2 governadores e diversos deputados estaduais. Se começar com essa composição, o PSD pode estar entre os 4 maiores partidos do país já em 2012, com uma boa capilaridade e diversidade política, caminhando para ser o “novo PMDB”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário