sábado, 28 de maio de 2011

PSDB reconduz Sérgio Guerra à presidência e Serra se contenta com a presidência de um "Conselho Político"



Do G1, por Andréia Sadi:


Após reuniões ao longo da manhã deste sábado (28), o PSDB chegou à convenção nacional do partido com discurso unificado em torno dos principais cargos do partido. Horas antes do encontro, o PSDB ainda resolvia divergências internas em reunião entre o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o senador Aécio Neves (MG) e o ex-governador de São Paulo José Serra.


O principal imbróglio a ser resolvido na convenção era a presidência do Instituto Teotônio Vilela (ITV), pleito de Serra, mas que tinha como principal indicado o ex-senador Tasso Jereissati (CE), nome apoiado por Aécio Neves.


Para resolver o impasse, as lideranças tucanas convenceram Serra, durante negociações entre sexta-feira (27) e sábado, a assumir o Conselho Político, que também terá como membros o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso; o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; e Aécio Neves. O Conselho será responsável por orientar questões centrais do partido, como fusões e incorporações com outros partidos, mas que esta questão só será definida após as eleições municipais de 2012, o Conselho também decidirá sobre as questões de primárias e alianças. Tasso foi eleito para a presidência do Instituto Teotônio Vilela.


O deputado federal Sérgio Guerra (PE), reconduzido ao cargo de presidente do partido, disse que o PSDB fortaleceu o Conselho Político para convencer Serra a aceitar o posto. "Será um conselho múltiplo com os líderes citados", afirmou.


Segundo Guerra, o Conselho Político presidido por Serra será responsável por orientar questões centrais do partido, como fusões e incorporações com outros partidos, mas que esta questão só será definida após as eleições municipais de 2012. Para ele, partidos de oposição como DEM e PPS devem primeiro se fortalecer. " Mais na frente, depois das eleições municipais, vamos ver se é hora de juntar o deles conosco. Pode ser, vamos ver", afirmou o tucano.


O ex-governador Alberto Goldman (SP) foi eleito primeiro vice-presidente e Eduardo Jorge Caldas Pereira como vice-presidente-executivo. O deputado federal Rodrigo de Castro (MG) foi mantido no comando da Secretaria-Geral do partido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário