quinta-feira, 10 de março de 2011

Sátiras animam Carnaval em Brasília. Bloco Pacotão seguiu a tradição de criticar políticos



Extraído dos Sites: G1, Band e Terra:

Um do blocos de carnaval mais tradicionais do Distrito Federal, o Pacotão manteve a marca do deboche político no seu desfile desse ano. Dessa vez, a ironia do bloco escolheu entre seus alvos o DEM, o ditador líbio Muamar Kadafi, o Governador Agnelo Queiroz e a Presidente Dilma Rousseff. No desfile uma faixa ao lado do trio elétrico que acompanhava o grupo dizia "Kadafi é do DEM".

O Pacotão foi criado em 1978 por um grupo de jornalistas como forma de protesto contra a ditadura militar. O nome é uma crítica ao pacote de medidas que alteravam as regras das eleições, conhecido como Pacote de Abril, criado pelo então presidente da República general Ernesto Geisel, em 1977. Há 33 anos, o Pacotão, bloco mais tradicional de Brasília, concentra os foliões que querem comemorar o carnaval de maneira irreverente.

O samba enredo deste ano lembrava que o atual governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, já foi participante assíduo do bloco, mas que agora se esconde e "sorri amarelo" porque quem manda em seu governo é "o Tadeu" (o que serve para os dois “manda chuva”: Filipelli, vice-governador, ex-aliado de Roriz e Paulo Tadeu, Secretário de Governo).

"Arlequim vive chorando, infeliz, deu o voto para o Agnelo e elegeu um assecla do Roriz", diz a letra do bloco.

"Mubarak, o Egito é outro, teu governo é de araque. Lá no Egito a múmia passa mal, o povo pega, joga pedra, mete o pau, mas no Brasil, quem diria, múmia se cria no Congresso Nacional". Seguia a faixa dizendo: “O Sarney faz na vida pública o que eu faço na privada!”

O sósia de Itamar Franco desfilou em carro aberto e enviou acenos e beijos para os integrantes do bloco. No carro, foi pendurada uma placa com a seguinte frase: "Dilma chega de pizza. Agora é a vez do pão de queijo", já no pescoço, outra placa dizia: "Dilminha abra o olho estou aqui de novo".

A Deputada Jaqueline Roriz também foi lembrada, uma grande placa dizia: “50 mil, kadê o resto???... Tal Pai.. Tal filha!”

O bloco conseguiu satirizar a política com muito bom humor. Ações como essa ajudam a conscientizar o cidadão de que política é coisa séria!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário